sexta-feira, agosto 17, 2012

Liga Zon Sagres (Antevisão): Sonho comanda a Liga


É já esta noite que arranca a 79.ª edição da Liga portuguesa. O pontapé de saída acontece no Estádio José Arcanjo, onde o Olhanense vai medir forças com o Estoril, a partir das 20h15. Esta época representa a 34.ª presença do Marítimo e 14.ª do Nacional no principal escalão. Ambos os emblemas têm ambições, mais que justificadas, de alcançar um lugar nas competições europeias.

Verde-rubros e alvinegros partem na segunda linha da grelha de partida, atrás de FC Porto, Benfica, Sp. Braga e Sporting, e à frente de outro habitual candidato à Europa: o Vitória de Guimarães. O emblema minhoto perdeu peças fulcrais do núcleo duro e terá dificuldades em atingir as provas da UEFA via campeonato.

Marítimo
Por esta altura no ano passado, muitos duvidaram da palavra de Pedro Martins quando afirmou que o objectivo do Marítimo era alcançar um lugar na Liga Europa. Esta época, o objectivo mantém-se, mesmo com as saídas de alguns jogadores fundamentais como Peçanha, Roberto Sousa ou Benachour. Até ao fecho do mercado de transferências podem sair ainda outras peças de enorme valia como Roberge, Sami ou Danilo Dias. Mas ao contrário do que aconteceu na pretérita temporada, os adeptos verde-rubros desta vez dão o benefício da dúvida a um timoneiro que já confirmou saber gerir em tempos de crise.

Nacional
O Nacional realizou uma das pré-épocas mais prometedoras da sua história. Este factor poderá servir como rampa de lançamento para uma excelente temporada. Caixinha mantém praticamente a estrutura da última época, excepto os dois centrais titulares, Neto e Danielson. Contudo, o técnico acautelou-se e garantiu a contratação de várias opções para este sector. O tridente ofensivo, constituído por Candeias, Rondón e Mateus, promete fazer muitos estragos nas áreas adversárias, tal como aconteceu na recta final do ano transacto.

FC Porto
O FC Porto afigura-se novamente como o principal candidato ao título, mas as dúvidas vão manter-se até ao fecho do mercado de transferências. Os 'tubarões' europeus estão de 'olho' em jogadores como Hulk, Moutinho ou Álvaro Pereira, pedras-chave na manobra azul-e-branca.

Benfica
O Benfica volta a ser a equipa melhor posicionada para roubar o título ao FC Porto. Após dois anos sem ganhar o campeonato português, a direcção encarnada mantém a aposta na continuidade de Jorge Jesus, que está preparado para perder atletas de vulto, como Gaitán ou Witsel.

SC Braga
Com dois madeirenses nas suas fileiras, Rúben Micael e Eduardinho, o Sp. Braga assume pela primeira vez a candidatura ao título. Após dois anos consecutivos no pódio, o plantel às ordens de José Peseiro tem condições para consolidar o estatuto de 'quarto grande'.

Sporting
Na temporada transacta o Sporting viveu momentos de euforia intercalados com várias desilusões. Para 2012/13, o técnico Sá Pinto teve a oportunidade de construir um plantel à sua medida, e entre os 'grandes', será aquele que vai apresentar mais caras novas.
Hélder Teixeira

Sem comentários: