quarta-feira, janeiro 23, 2013

Open da Austrália (Quartos-de-Final): Elite do ténis na terra dos cangurus


RESULTADOS ATP - QUARTOS-DE-FINAL:
Novak Djokovic (SER/1) - Tomas Berdych (RCH/5), 6-1, 4-6, 6-1 e 6-4
David Ferrer (ESP/4) - Nicolas Almagro (ESP/10), 4-6, 4-6, 7-5, 7-6 e 6-2
Andy Murray (GBR/3) - Jeremy Chardy (FRA), 6-4, 6-1 e 6-2
Roger Federer (SUI/2) - Jo-Wilfried Tsonga (FRA/7), 7-6, 4-6, 7-6, 3-6 e 6-3

Passamos a acompanhar o primeiro Grand Slam da temporada, já com o Open da Austrália em pleno andamento. Novak Djokovic continua a defender o título. O sérvio, cabeça-de-série número um do torneio, qualificou-se para as meias-finais, ao bater Tomas Berdych com os parciais de 6-1, 4-6, 6-1 e 6-4. Após um duelo de mais de 5 horas na ronda anterior, Djokovic reduziu para metade o tempo que precisou para eliminar o adversário. Depois de ter ganho o primeiro set, o sérvio permitiu a Berdych igualar o encontro e estender um pouco mais o duelo.

Nos dois sets seguintes, Djokovic voltou a confirmar as credenciais de número um do mundo e passou sem dificuldade. Pelo segundo ano consecutivo, Berdych perde para Novak Djokovic nos quartos-final do Open da Austrália. Com esta vitoria, o sérvio conquista o direito de lutar por um lugar na final frente a David Ferrer, que bateu o compatriota Nicolas Almagro com parciais de 4-6, 4-6, 7-5, 7-6 e 6-2. Esta foi a 13.ª vitória consecutiva de Ferrer sobre Almagro, que assim marca presença nas 'meias' deste evento pela segunda vez na carreira.
Federer teve que suar para bater Tsonga nos quartos-de-final.
Já o suíço Roger Federer apurou-se para as meias-finais do Open da Austrália após uma maratona de três horas e meia com o francês Jo-Wilfried Tsonga. Duelo extremamente renhido, com Federer a vencer o primeiro set por 7-6 e Tsonga a responder no segundo vencendo por 6-4. O helvético voltou ao comando da partida após o tie-break do terceiro parcial, mas Tsonga respondeu com categoria e tornou a empatar. No set decisivo, Federer elevou o seu nível de ténis e venceu por 6-3, agendando encontro com Andy Murray nas meias-finais, numa repetição da final de 2010 ganha pelo suíço em 3 sets.

O britânico não deu hipóteses ao francês Jeremy Chardy, uma das revelações do primeiro Grand Slam da temporada. Os parciais de 6-4, 6-1 e 6-2 ditaram a passagem de Murray às meias-finais ao cabo de 1h40 minutos, sendo esta a melhor exibição do tenista até ao momento em Melbourne, ele que foi o carrasco de João Sousa na 2.ª ronda. Chardy tinha ganho o último duelo entre os dois, em Cincinnati, em Agosto, mas não conseguiu repetir o feito. O escocês, campeão do Open dos Estados Unidos e medalha de ouro olímpica, em Londres'2012, está a um passo de regressar à final do Open da Austrália, onde foi finalista vencido em 2010 e 2011.

MEIAS-FINAIS:
Novak Djokovic (SER/1) vs. David Ferrer (ESP/4)
Andy Murray (GBR/3) vs. Roger Federer (SUI/2)

RESULTADOS WTA - QUARTOS-DE-FINAL:
Agnieszka Radwanska (POL/4) - Li Na (CHI/6), 5-7 e 3-6
Maria Sharapova (RUS/2) - Ekaterina Makarova (RUS/19), 6-2 e 6-2
Victoria Azarenka (BIE/1) - Svetlana Kuznetsova (RUS), 7-5 e 6-1
Serena Williams (EUA/3) - Sloane Stephens (EUA/29), 6-3, 5-7 e 4-6

No quadro feminino, a norte-americana Sloane Stephens causou a maior surpresa no Open da Austrália, ao derrotar Serena Williams nos quartos-de-final. Stephens impôs-se com os parciais de 3-6, 7-5 e 6-4, tendo ganho a oportunidade de enfrentar nas meias-finais a actual campeã Victoria Azarenka. A jovem de 19 anos soube aproveitar o mau estar de Serena, que no segundo set revelou muitas dores nas costas tendo necessitado de tratamento médico.

Por sua vez, Victoria Azarenka ganhou o duelo com Svetlana Kuznetsova. A campeã em título impôs-se com os parciais de 7-5 e 6-1. Antes de vingar no encontro, a número um do mundo foi encostada à parede pela russa de 27 anos. Kuznetsova esteve em vantagem por 4-1, mas Azarenka empatou, tendo conquistado a quebra decisiva no 5-5 antes de fechar o primeiro parcial. A bielorrussa estabeleceu o domínio no segundo set, o qual fechou por 6-1.
A jovem americana surpreendeu tudo e todos ao eliminar Serena Williams.
Já Maria Sharapova continua a série de boas exibições. A segunda cabeça-de-série do Open da Austrália impôs uma derrota a Ekaterina Makarova com o duplo parcial de 6-2 e seguiu para as meias-finais. Sharapova melhorou o registo para 5 vezes que não perde nos quartos-de-final do torneio australiano. Makarova, que tinha eliminado Marion Bartoli e Angelique Kerber, foi incapaz de travar o jogo ascendente da compatriota.

Nas meias-finais, Sharapova vai defrontar Li Na, que terminou com a invencibilidade de Agnieszka Radwanska neste início de ano. A tenista chinesa qualificou-se graças aos parciais de 7-5 e 6-3. No primeiro jogo, as duas tenistas estiveram bastante equilibradas, mas na segunda partida o jogo de Li Na foi mais forte, muito por conta do bom serviço.

MEIAS-FINAIS:
Victoria Azarenka (BIE/1) vs. Sloane Stephens (EUA/29)
Li Na (CHI/6) vs. Maria Sharapova (RUS/2)

Fonte: australianopen.com

Sem comentários: