terça-feira, janeiro 15, 2013

WRC: Rallye Monte-Carlo 2013 (Intro)


1.ª RONDA - 16 A 19 DE JANEIRO:
  • Categorias: WRC, WRC-2 *, WRC-3 +
  • Região: Valence e Mónaco
  • Superfície: Asfalto (susceptível a neve e/ou gelo)
  • Último Vencedor: Sébastien Loeb (2012)
Já se ouvem os motores em Valence, cidade onde arrancou o Rali de Monte-Carlo deste ano - para já apenas com o shakedown - numa prova que fica marcada pelo regresso da Volkswagen aos ralis. É esse o grande foco de interesse deste evento, já que depois de muitos milhares de quilómetros de testes, a curiosidade passa por saber como se vão apresentar os carros alemães.
A estreia da Volkswagen é o grande destaque do evento monegasco.
Contudo, tendo em conta o estado dos troços, com muita neve e gelo, ainda não será aqui que se irão tirar conclusões face à competitividade dos carros, mas, por outro lado, tudo se está a preparar para um Monte-Carlo absolutamente inesquecível.

Asfalto seco, molhado, neve, gelo ou nevoeiro são uma combinação tão mágica quanto explosiva para as equipas e, quando combinadas, muitas vezes são suficientes para que uma diferença de um segundo se transforme em minutos. São várias as histórias épicas do evento monegasco. Por exemplo, na edição de 1985, Ari Vatanen (campeão do mundo em 1981) transformou um atraso de vários minutos numa vitória, num único troço.
O campeão do mundo parte, naturalmente, como o grande candidato ao triunfo.
Tendo sido esta uma das quatro provas escolhidas para disputar em 2013, Sébastien Loeb é, logicamente, o grande favorito, mas com a lotaria das escolhas de pneus, o mais certo é termos um rali completamente baralhado de troço para troço. Se o piso estivesse seco, Loeb quase não teria adversários, mas com a neve existente nos Alpes Marítimos, qualquer um dos WRC pode vencer.

Ainda assim, a Citroën é claramente favorita, até porque conta com dois pilotos que já passaram pelo degrau mais alto do pódio no Mónaco: Loeb e Hirvonen. Mas também há que contar com a Qatar M-Sport e a Volkswagen Motorsport para tentar contrariar a marca francesa, porque qualquer das equipas tem pilotos para isso num Monte-Carlo 'branco'. Resta aguardar pelas oito horas de amanhã, quando arranca verdadeiramente a competição.

RESUMO SHAKEDOWN:


* WRC-2: Campeonato do Mundo S2000
+ WRC-3: Campeonato do Mundo de Produção (Agrupamento N)

Fontes: wrc.combest-of-rallylive.com

Sem comentários: