quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Liga Zon Sagres (Jornada 19): Mesmo a meio gás, líderes não vacilam


Se tivermos em conta que a 19.ª jornada foi disputada entre compromissos europeus, não se pode dizer que as exibições pouco vistosas de FC Porto e Benfica tenham surpreendido. Mas a verdade é que, com maior ou menor sofrimento, ambos alcançaram os seus objectivos. Na verdade, o fosso para o resto até aumentou. P. Ferreira, SC Braga e Rio Ave empataram e deixaram os candidatos ao título cada vez mais sós no topo da tabela.

MAIS:
O Marítimo finalmente conseguiu oferecer duas alegrias seguidas aos seus adeptos. Depois da excelente vitória em Alvalade, a equipa verde-rubra voltou a conquistar os três pontos, desta feita nos Barreiros, frente a um aguerrido e muito bem organizado Estoril. Esta vitória, a terceira em casa e sexta no total, coloca o Marítimo em plena rota europeia, à espera do que façam Rio Ave e Braga, os clubes imediatamente acima na tabela classificativa.
A distância é perfeitamente recuperável e, consiga o Marítimo manter esta bitola exibicional e, sobretudo, a conquista regular de pontos, poderá até ao final do campeonato discutir um dos lugares disponíveis para a aventura europeia da próxima temporada. Destaque também para a vitória do Sporting, que entrou em campo com uma das equipas mais jovens de sempre da história do clube.

MENOS:
Prometeu bom futebol e lutar por títulos até ao final da época, mas a verdade é que o SC Braga de José Peseiro está a realizar a pior temporada dos últimos anos. A aposta do treinador num jogo ofensivo e de posse de bola em detrimento da consistência defensiva está a revelar-se péssima.
Fora da luta pelo título nacional, da Taça de Portugal e com uma campanha europeia paupérrima, resta ao clube minhoto tentar assegurar o 3.º lugar no campeonato - a missão não se adivinha fácil, face à performance do P. Ferreira -, e a final da Taça da Liga, onde terá que ultrapassar o Benfica nas meias-finais. Os arsenalistas somam já quatro jogos consecutivos sem vencer e se os resultados não aparecerem brevemente, a cabeça de Peseiro será a primeira a rolar.

A FIGURA:
O mês de Janeiro deixou uma mensagem clara para os lados de Alvalade: o futuro do Sporting está entregue à prata da casa. A aposta nos jovens inicialmente integrados na equipa B deixou de ser esporádica, passou a ser inevitável. Já vai em seis o número de "leõezinhos" que se estrearam esta época na equipa principal, e o último dos quais foi Bruma. Titular pela segunda vez, o jovem extremo abriu caminho à vitória sobre o Gil Vicente em Barcelos.

GOLO DA JORNADA:

Beira-Mar 0 x 2 FC Porto - Jackson Martínez fixou o resultado final com (mais) um golo de belo efeito.
CLASSIFICAÇÃO:





GOLEADORES (TOP 5):
1.º Jackson Martínez (FC Porto) - 20 Golos
2.º Óscar Cardozo (Benfica) - 13
3.º Meyong (V. Setúbal) - 13
4.º Éder (SC Braga) - 11
5.º Lima (Benfica) - 11






Fontes: maisfutebol.ptlpfp.pt

Sem comentários: