domingo, março 17, 2013

Formula 1 (GP Austrália): Iceman derrete concorrência


Fruto de uma excelente estratégia, o finlandês Kimi Räikkönen (Lotus) foi o vencedor do Grande Prémio da Austrália. Fernando Alonso (Ferrari) e Sebastian Vettel (Red Bull) completaram o pódio da primeira corrida da temporada. Ao partir da quarta linha de partida, o finlandês, ao contrário da maior parte do pelotão que apostou em três passagens pelas boxes, optou por uma estratégia de apenas duas mudanças de pneus, factor que viria a ser decisivo para um novo triunfo em Albert Park, seis anos depois. Recorde-se que este foi o 20.º triunfo do finlandês na Formula 1, e segunda vitória após o regresso ao Grande Circo na época passada, a primeira foi em Abu Dhabi.
Räikkönen teve que acordar cedo, ainda assim saiu vitorioso em Melbourne.
"Preferia ficar na cama até mais tarde amanhã [hoje] de manhã, já que a corrida é só ao final da tarde. Mas lá terei de estar no carro mal acorde para fazer a qualificação”, foi assim que Räikkonen reagiu quando soube que a qualificação 2 e 3 tinha sido adiada para este domingo. Apesar de lhe terem tirado uma manhã de sono, o certo é que o Iceman teve um Grande Prémio para recordar. Quando tudo fazia prever que seriam os Red Bull a dominar a corrida, após a dobradinha na qualificação, o caso mudou de figura após (mais uma) má partida de Mark Webber. Já o tricampeão Sebastian Vettel arrancou bem, mas veio a perder sistematicamente segundos preciosos para os homens da Ferrari e Lewis Hamilton, agora na Mercedes.
Adrian Sutil foi uma das boas surpresas no circuito australiano.
Um dos grandes animadores da corrida foi Adrian Sutil que também optou pela estratégia de apenas duas pit stops, porém o alemão viria a se ressentir no final da corrida, quando rodou com pneus supermacios. O piloto da Force India chegou a andar durante várias voltas na liderança do pelotão, fazendo a sua primeira paragem quando Vettel, Alonso e Massa entravam para a segunda. Nesta fase da corrida o tricampeão pela Red Bull já se encontrava atrás do espanhol da Ferrari. Porém, o vencedor não seria deste grupo. A poucas voltas do fim começou a desenhar-se a vitória do discreto Räikkönen, que mostrou que este Lotus é 'amigo' dos pneus, rubricando também a volta mais rápida da corrida.
Ferrari lidera Mundial de Construtores, com 30 pontos.
Cinco pilotos não terminaram o Grande Prémio da Austrália. Nico Hulkenberg (Sauber) não arrancou, Daniel Ricciardo (Toro Rosso) e Nico Rosberg (Mercedes) devido a problemas mecânicos, e ainda Pastor Maldonado (Williams) que foi vítima de despiste. Nota ainda para a má prestação da McLaren e Williams, e para o melhor rookie da prova: Esteban Gutiérrez (Sauber), que terminou na 13.ª posição. O Grande Circo regressa já no próximo fim-de-semana em Kuala Lampur, onde se vai disputar o Grande Prémio da Malásia.

CLASSIFICAÇÃO ROLEX AUSTRALIAN GRAND PRIX (TOP 10):
1.º KIMI RÄIKKÖNEN (FIN) / LOTUS, 1:30.03,225 Horas
2.º Fernando Alonso (ESP) / Ferrari, +12,5 segundos
3.º Sebastian Vettel (ALE) / Red Bull, +22,3
4.º Felipe Massa (BRA) / Ferrari, +33,6
5.º Lewis Hamilton (GBR) / Mercedes, +45,6
6.º Mark Webber (AUS) / Red Bull, +46,8
7.º Adrian Sutil (ALE) / Force India, +1.05,1 minutos
8.º Paul di Resta (GBR) / Force India, +1.08,4
9.º Jenson Button (GBR) / McLaren, +1.21,6
10.º Romain Grosjean (FRA) / Lotus, +1.22,8

CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL DE PILOTOS:
1.º KIMI RÄIKKÖNEN (FIN) / LOTUS, 25 Pontos
2.º Fernando Alonso (ESP) / Ferrari, 18
3.º Sebastian Vettel (ALE) / Red Bull, 15
4.º Felipe Massa (BRA) / Ferrari, 12
5.º Lewis Hamilton (GBR) / Mercedes, 10
6.º Mark Webber (AUS) / Red Bull, 8
7.º Adrian Sutil (ALE) / Force India, 6
8.º Paul di Resta (GBR) / Force India, 4
9.º Jenson Button (GBR) / McLaren, 2
10.º Romain Grosjean (FRA) / Lotus, 1

CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL DE CONSTRUTORES:
1.º FERRARI, 30 Pontos
2.º Lotus, 26
3.º Red Bull, 23
4.º Mercedes, 10
5.º Force India, 10
6.º McLaren, 2

Sem comentários: