domingo, março 24, 2013

Formula 1 (GP Malásia): Vettel bate Webber com controvérsia


Esteve quase a fazer faísca o duelo entre Red Bull's em Kuala Lumpur. Sebastian Vettel levou a melhor sobre Mark Webber e venceu o Grande Prémio da Malásia, ultrapassando o companheiro de equipa a dez voltas do fim, numa luta de cortar a respiração, depois de não cumprir as ordens pré-definidas da equipa para manter a posição. Lewis Hamilton (Mercedes) completou o pódio, enquanto Fernando Alonso (Ferrari) abandonou logo na segunda volta, após destruir a asa dianteira. 

No final o tricampeão do Mundo disse não se orgulhar deste triunfo, contudo o que fica para a história é a 27.ª vitória da carreira de Vettel, que iguala o número de triunfos de Jackie Stewart. Esta foi a terceira conquista do piloto, de 25 anos, neste circuito, alcançando o registo máximo de vitórias de Michael Schumacher e Fernando Alonso.
Apesar da dobradinha, o ambiente entre os pilotos da Red Bull esteve de cortar à faca.
Ao contrário do habitual, Mark Webber arrancou em grande estilo, e no final da primeira passagem pela recta da meta ocupava a segunda posição, apenas atrás do companheiro de escuderia. Mas o australiano não se ficaria por aqui e chegaria à liderança após o primeiro pit stop de Vettel, à quarta volta.

E por falar em pit stops, a via das boxes esteve bastante animada. O episódio mais caricato aconteceu com Lewis Hamilton que dirigiu-se primeiramente à boxe da McLaren, que estava preparada para receber Jenson Button. Quem esteve azarada na troca de pneus foi a Force India, que não viu Paul Di Resta e Adrian Sutil chegarem ao fim. Também Jenson Button, que chegou a andar brevemente na liderança, perdeu dois minutos por causa de uma roda mal apertada. Valeu à escuderia britânica o 9.º lugar de Sergio Pérez, para manter a fantástica sequência de finais nos pontos.
A Mercedes rubricou um excelente trabalho de equipa, dando o exemplo à Red Bull.
Nota muito positiva para a Mercedes que viu Lewis Hamilton e Nico Rosberg terminarem na terceira e quarta posição, respectivamente. O alemão estava com um ritmo mais elevado que o britânico na parte final da corrida, o que levou-o a perguntar à equipa via rádio se podia ultrapassar o colega. Negativo.

Ross Brawn explicou que deu ordens a Hamilton para acalmar o andamento, como forma de ambos os monolugares da escuderia germânica chegarem sem riscos ao fim da corrida. "Lembra-te desta!", disse Rosberg a Brawn, com fair play. A Mercedes a dar o exemplo ao novo líder do Mundial de Construtores, a Red Bull.
No seu 200.º Grande Prémio, Alonso disse adeus à sua asa dianteira, acabando por abandonar.
Já o anterior líder do Mundial de Pilotos, Kimi Räikkönen, esteve discreto ao volante do Lotus, embora protagonizando várias lutas no meio do pelotão. O finlandês terminou na 7.ª posição, atrás do colega de equipa Romain Grosjean (6.º) e de Felipe Massa (5.º) da Ferrari. Destaque também para Nico Hülkenberg (8.º) que foi um dos grandes animadores da corrida, oferecendo os primeiros pontos à Sauber. 

Sergio Pérez, dono da volta mais rápida, e Jean-Éric Vergne, da Toro Rosso, completaram o top 10. Nota ainda para os cinco rookies que chegaram ao fim pela segunda vez, com Valtteri Bottas (Williams) a terminar à porta dos pontos, ao contrário do colega de equipa, Pastor Maldonado, que abandonou. Na transmissão televisiva já começa a ser habitual ver o venezuelano mais tempo fora de pista... do que dentro. 

CLASSIFICAÇÃO PETRONAS MALAYSIA GRAND PRIX (TOP 10):
1.º SEBASTIAN VETTEL (ALE) / RED BULL, 1:38.56,681 Horas
2.º Mark Webber (AUS) / Red Bull, +4,2 segundos
3.º Lewis Hamilton (GBR) / Mercedes, +12,1
4.º Nico Rosberg (ALE) / Mercedes, +12,6
5.º Felipe Massa (BRA) / Ferrari, +25,6
6.º Romain Grosjean (FRA) / Lotus, +35,5
7.º Kimi Räikkönen (FIN) / Lotus, +48,4
8.º Nico Hülkenberg (ALE) / Sauber, +53,0
9.º Sergio Pérez (MEX) / McLaren, +1.12,3 minutos
10.º Jean-Éric Vergne (FRA) / Toro Rosso, +1.27,1

CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL DE PILOTOS (TOP 10):
1.º SEBASTIAN VETTEL (ALE) / RED BULL, 40 Pontos
2.º Kimi Räikkönen (FIN) / Lotus, 31
3.º Mark Webber (AUS) / Red Bull, 26
4.º Lewis Hamilton (GBR) / Mercedes, 25
5.º Felipe Massa (BRA) / Ferrari, 22
6.º Fernando Alonso (ESP) / Ferrari, 18
7.º Nico Rosberg (ALE) / Mercedes, 12
8.º Romain Grosjean (FRA) / Lotus, 9
9.º Adrian Sutil (ALE) / Force India, 6
10.º Paul di Resta (GBR) / Force India, 4

CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL DE CONSTRUTORES:
1.º RED BULL, 66 Pontos
2.º Lotus, 40
3.º Ferrari, 40
4.º Mercedes, 37
5.º Force India, 10
6.º Sauber, 4
7.º McLaren, 4
8.º Toro Rosso, 1

Fonte: formula1.com

Sem comentários: