quarta-feira, março 06, 2013

Liga Zon Sagres (Jornada 21): Luta europeia ganha nova dimensão


Na frente, algo de novo. Benfica isolado por força do empate do FC Porto no clássico de Alvalade. Dois pontos à maior para a equipa de Jorge Jesus, após uma vitória suada no reduto do Beira-Mar. Já Paços de Ferreira e SC Braga mantiveram a toada e continuam a discutir o terceiro lugar. Muito interessante está também a luta pelo 5.º lugar, com cinco equipas separadas apenas por 3 pontos.

MAIS:
O Sporting, com a sua Juventude Leonina, agigantou-se perante um campeão menos clarividente que o habitual. Jesualdo Ferreira montou a estratégia de forma inteligente e viu até Van Wolfswinkel perder um par de ocasiões de golo. Boa atitude dos leões, com destaque para as exibições de jovens como Eric Dier ou Tiago Ilori.
Outro ponto positivo veio de Aveiro. Costinha prometeu uma equipa motivada, fosse contra o Gafanha ou contra o Benfica, e assim foi. Pressão real na etapa complementar, vendo a formação encarnada recuar no terreno e a preferir defender a vantagem. O Beira-Mar melhorou, mas caiu nesta jornada para o último lugar. Um ponto no terreno do Marítimo bastou ao Moreirense para fazer o que parecia impossível há algumas semanas e largar a lanterna vermelha. O 14.º lugar está agora à distância de um único ponto!

MENOS:
Académica, Gil Vicente e Olhanense foram os principais derrotados de uma ronda animada. Os estudantes somaram a quarta derrota consecutiva na Liga e voltam a estar numa posição delicada na tabela. Posição essa, onde o Gil Vicente tem passado grande parte da temporada.
Depois de uma grande época 2011/12, a formação de Paulo Alves tem sentido dificuldades para acertar o passo, somando erros defensivos que têm-lhe custado vários pontos. Já em Olhão mora um treinador que ainda não conheceu o sabor do triunfo. Manuel Cajuda vive tempos atribulados no conjunto algarvio, sobretudo devido às várias lesões que têm assolado o plantel. A luta pela manutenção promete.

A FIGURA:
Quim foi decisivo na vitória do SC Braga, com quatro defesas preciosas, num duelo particular com Djaniny. A última, a oito minutos do final do jogo, teve tanto de espectacular  como de importante. Capitalizou o bom momento que atravessa, como já o tinha demonstrado nas grandes penalidades defendidas no jogo com o Benfica, que colocaram o Braga na final da Taça da Liga.

GOLO DA JORNADA:

Gil Vicente 1 x 2 Nacional - Luís Carlos abriu o marcador com um excelente remate.
CLASSIFICAÇÃO:





GOLEADORES (TOP 5):
1.º Jackson Martínez (FC Porto) - 22 Golos
2.º Óscar Cardozo (Benfica) - 15
3.º Meyong (V. Setúbal) - 13
4.º Éder (SC Braga) - 13
5.º Edinho (Académica) - 11






Fontes: maisfutebol.ptlpfp.pt

Sem comentários: