quarta-feira, abril 24, 2013

Liga Zon Sagres (Jornada 26): "Limpinho, limpinho"


O dérbi de Portugal mexeu e de que maneira. "Limpinho, limpinho", foi assim que Jorge Jesus classificou o triunfo do Benfica sobre o Sporting, naquele que foi o prato forte da jornada 26. Todavia, no outro lado da segunda circular a ideia é bem diferente. Jesualdo Ferreira e Bruno Carvalho vieram a terreiro marcar posição, tecendo duras críticas à arbitragem caseira de João Capela. O timoneiro leonino referiu que ficaram quatro grandes penalidades por assinalar, já mais a norte, nomeadamente no Dragão, o presidente do FC Porto não se coibiu de ironizar com a prestação do juiz do dérbi. Mas a nota de maior relevo do desafio da Luz vai para a performance personalizada do Sporting, que procurou sempre a vitória, porém a sorte não quis nada com o grémio de Alvalade. Valeu o esforço.
MAIS:
Mas nem só de Benfica-Sporting se fez a história dos dérbis na ronda 26. No clássico das ilhas, o Nacional bateu o pé ao rival Marítimo, obtendo uma vitória que o mantém o ligado à corrente europeia. Numa primeira parte fraca, talvez por culpa do clima tropical que se fez sentir na Madeira no último fim-de-semana, o emblema nacionalista puxou dos galões e rubricou uma sensacional reviravolta na segunda etapa. Triunfo com dedo de Manuel Machado, que tirou coelhos da cartola (leia-se banco) e fez magia, uma década depois dos célebres 'Mágicos da Choupana'. O resultado até poderia ser uma famosa chapa 4, mas valeu Salin pelas cores verde-rubras. Vitória limpinha, limpinha.
MENOS:
Nas últimas semanas o tema do alargamento da Liga para 18 equipas tem estado na ordem do dia, ou seja o mesmo número de clubes da Bundesliga. Contudo convém lembrar que o poderio económico germânico está a léguas do português. A Alemanha é o Mercedes da Europa, enquanto Portugal é um carro em fora de mão. Um aumento na liga portuguesa só vem agudizar os problemas que diversos emblemas nacionais atravessam, e só vem criar mais campeonatos dentro do nosso campeonato. Que o diga, por exemplo, o Olhanense. A travessia do deserto dos algarvios parece nunca mais acabar.
A FIGURA:
Por falar em deserto, Jackson Martínez terminou com a seca de golos que durava há seis jornadas. O avançado colombiano voltou a fazer das suas, acrescentando mais dois golos à conta pessoal. Soma 25 tentos em 26 jornadas. Um feito. Só uma hecatombe fará com que o cha-cha-cha não seja consagrado como o melhor artilheiro da Liga. Um achado, certamente apenas de passagem por Portugal.

GOLO DA JORNADA: 
Benfica 2 x 0 Sporting - Jogada de génio de Gaitán culminou com golo de antologia de Lima.
CLASSIFICAÇÃO:






GOLEADORES (TOP 5):
1.º Jackson Martínez (FC Porto) - 25 Golos
2.º Óscar Cardozo (Benfica) - 16
3.º Lima (Benfica) - 16
4.º Meyong (ex-V. Setúbal) - 13
5.º Éder (SC Braga) - 13

Sem comentários: