segunda-feira, abril 29, 2013

Portugal Open (Dia 1): 24.ª edição arranca com eliminações lusas


RESULTADOS ATP - 1.ª RONDA:
David Goffin (BEL) - Pedro Sousa (POR), 7-6, 4-6 e 6-4
Igor Sijsling (HOL) - Benoît Paire (FRA/6), 6-7 e 3-6
Gilles Muller (LUX) - Edouard Roger-Vasselin (FRA), 1-6, ret.
Denis Istomin (UZB) - Evgeny Donskoy (RUS), 2-6, 7-6 e 6-4

Arrancaram hoje os quadros principais do Portugal Open, nova designação do Estoril Open, sem o campeão a defender o título na vertente masculina. Juan Martin del Potro falha o torneio português devido a um vírus e foi substituído por David Ferrer. Outra baixa de peso é Juan Monaco, ausente por motivos pessoais. No entanto, essas ausências foram colmatadas com jogadores de grande nível, sendo certo que a 24.ª edição do evento que realiza-se em Oeiras tem tudo para ser uma das mais equilibradas de sempre.

Para já, Pedro Sousa, um dos três portugueses presentes no quadro principal masculino, foi eliminado na primeira ronda pelo belga David Goffin, com os parciais de 7-6 (1), 4-6 e 6-4, num encontro em que teve hipóteses de vencer, acabando no entanto por claudicar nos momentos-chave.
Pedro Sousa tremeu nos momentos decisivos.
O português, que acedeu ao quadro principal mercê de um Wild Card, mostrou ter ténis para levar de vencida este jogador, 61.º do Mundo, que foi uma das revelações do circuito mundial no ano passado - atingiu a quarta ronda de Roland Garros, vindo da qualificação, sendo travado apenas por Roger Federer, em quatro sets.

Sousa, 224.º ATP, esteve a servir para fechar o primeiro set e no último chegou a ter um break acima. Mas a consistência e a serenidade do belga acabou por falar mais alto. Ao cabo de 2h03 de encontro, David Goffin carimbou a presença na segunda ronda do torneio, deixando o português pelo caminho. Nas outras partidas, destaque para o triunfo em três de Denis Istomin perante Evgeny Donskoy.

RESULTADOS WTA - 1.ª RONDA (DESTAQUES):
Maria João Koehler (POR) - Elena Vesnina (RUS/7), 4-6 e 1-6
Svetlana Kuznetsova (RUS) - Varvara Lepchenko (EUA/6), 6-7, 6-3 e 6-2
Marina Erakovic (NZL) - Carla Suárez Navarro (ESP/4), 3-6 e 0-6
Sorana Cirstea (ROM/5) - Anabel Garrigues (ESP), 6-2, 2-6 e 6-1
Yanina Wickmayer (BEL) - Anna Tatishvili (GEO), 6-1 e 7-5

Já na vertente feminina, que conta com uma excelente lista de participantes, onde se incluem jogadoras como Marion Bartoli, Dominika Cibulkova, Julia Goerges, Francesca Schiavone ou Kaia Kanepi, campeã em título, o primeiro dia de competição cumpriu-se sem grandes surpresas.

A portuguesa Maria João Koehler despediu-se do torneio com uma derrota em dois sets (6-4 e 6-1), perante a russa Elena Vesnina, 7.ª cabeça-de-série. A tenista portuense não conseguiu repetir o desempenho da edição do ano passado, quando logrou passar uma ronda no quadro principal. Koehler, que beneficiou de um Wild Card, teve imensas dificuldades para fazer frente ao jogo da russa, sobretudo no segundo parcial. Ainda conseguiu equilibrar o primeiro, mas depois a superioridade da adversária veio fatalmente ao de cima.
A tenista portuense foi incapaz de contrariar o favoritismo de Vesnina.
A portuguesa, 104.ª no ranking desta semana, tem vindo a apostar em torneios WTA, no sentido de ganhar experiência a este nível. Depois de uma auspiciosa presença no Open da Austrália, no início do ano, onde passou a 1.ª ronda vinda da qualificação, Koehler já garantiu a entrada no quadro principal de Roland Garros, o próximo torneio Grand Slam.

Destaque ainda para o apuramento de Svetlana Kuznetsova, não sem antes ter sofrido um pequeno susto. A russa, antiga vencedora de Roland Garros e US Open, ressentiu-se do facto de estar a disputar no Jamor o seu primeiro torneio em terra batida do ano, cedendo o primeiro set frente à norte-americana Varvara Lepchenko, por 7-6 (2). Acabou, no entanto, por ganhar os dois seguintes com relativa tranquilidade (6-3 e 6-2). Recorde-se que Kuznetsova, actual 45.ª no ranking WTA, esteve no Estoril Open apenas uma vez, em 2002, tendo sido eliminada na primeira ronda da qualificação.

Fonte: estorilopen.net

Sem comentários: