sexta-feira, maio 03, 2013

Portugal Open (Dia 5): Wawrinka colocou um ponto final no sonho de Elias


RESULTADOS ATP - QUARTOS-DE-FINAL:
Gastão Elias (POR) - Stanislas Wawrinka (SUI/2), 4-6 e 4-6
David Ferrer (ESP/1) - Victor Hanescu (ROM), 6-4 e 7-6
Pablo Carreño-Busta (ESP) - Fabio Fognini (ITA/4), 3-6, 6-4 e 6-4
Andreas Seppi (ITA/3) - Tommy Robredo (ESP/8), 6-4 e 6-3

A disputar os quartos-de-final de um torneio ATP pela primeira vez na carreira, Gastão Elias esteve em bom plano diante de Stanislas Wawrinka, mas acabou por revelar-se menos consistente nos momentos decisivos, cedendo pelos parciais de 6-4 e 6-4. O suíço está assim nas meias-finais do Portugal Open pelo segundo ano consecutivo, naquela que é igualmente a sua segunda presença no Jamor.

O jovem tenista português começou melhor o encontro e conseguiu um break logo de entrada. No jogo seguinte, Elias chegou a dispor de 30-0, mas permitiu a reviravolta, cedendo o contra-break de imediato. Daí em diante, os dois jogadores estiveram seguros no capítulo do serviço até ao último jogo do set, quando, a servir para se manter na partida, Gastão acabou por sucumbir diante da maior experiência do adversário.
O suíço colocou um ponto final na 'aventura' de Gastão Elias.
O segundo parcial teve contornos muito similares ao anterior: os dois jogadores estiveram muito bem no serviço e foram fazendo excelentes pontos de parte a parte. Elias aguentou-se bem nas trocas de fundo de court e contou mesmo com ponto para fazer o 5-5 no seu serviço, mas a história estava destinada a repetir-se e o decisivo break acabou mesmo por colocar um ponto final no sonho do jovem natural da Lourinhã.

Nas meias-finais, Wawrinka vai defrontar o espanhol Pablo Carreño-Busta, que surpreendentemente bateu Fabio Fognini por 3-6, 6-4 e 6-4. Já David Ferrer conseguiu uma vitória difícil diante do romeno Victor Hanescu, responsável pela eliminação de Rui Machado e Benoît Paire, pelos parciais de 6-4 e 7-6, e vai encontrar Andreas Seppi nas 'meias'. O jogador espanhol , actual n.º 4 do mundo, está assim na sua sétima meia-final do ano, a primeira em quatro participações no torneio português - jogou em 2002, 2003 e 2009.

MEIAS-FINAIS:
Stanislas Wawrinka (SUI/2) vs. Pablo Carreño-Busta (ESP)
David Ferrer (ESP/1) vs. Andreas Seppi (ITA/3)

RESULTADOS WTA - MEIAS-FINAIS:
Romina Oprandi (SUI) - Anastasia Pavlyuchenkova (RUS/3), 6-0, 3-6 e 1-6
Carla Suárez Navarro (ESP/4) - Kaia Kanepi (EST), 6-4 e 6-1

Nas senhoras, Anastasia Pavlyuchenkova, ex-número um mundial de juniores e actual 19.ª do ranking WTA, apurou-se para a sua primeira final em terra-batida da carreira em pleno Complexo Desportivo do Jamor. A russa teve um início desastroso diante da surpreendente suíça Romina Oprandi, mas conseguiu recuperar a tempo de selar o triunfo pelos parciais de 0-6, 6-3 e 6-1, em 1 hora e 37 minutos.

A jovem russa de 21 anos teve muitas dificuldades para contrariar o ténis de Oprandi no primeiro set, não conseguindo impor a potência das suas pancadas e cometendo erros crassos. Depois de perder o primeiro parcial por um sempre constrangedor 6-0, Pavlyuchenkova voltou a enfrentar break-point no primeiro jogo do segundo set, mas conseguiu salvá-lo e, a partir daí, ganhou o ascendente do encontro para ganhar os parciais seguintes com relativa facilidade.
A russa alcançou a primeira final da carreira em terra-batida.
Na final que se realiza amanhã, Pavlyuchenkova irá medir forças com Carla Suárez Navarro, finalista da edição de 2012 do Portugal Open, que "vingou" a derrota do ano anterior perante Kaia Kanepi. A talentosa tenista espanhola mostrou-se superior a Kanepi, 40.ª do ranking e campeã em título, batendo a estoniana pelos parciais de 6-4 e 6-1, ao cabo de pouco mais de uma hora de jogo.

Navarro terá assim nova oportunidade de finalmente ganhar o seu primeiro título WTA após quatro finais perdidas - Marbella 2009 e 2010, Portugal 2012 e Acapulco 2013. Para isso, a espanhola terá de inverter o confronto directo claramente desfavorável com Anastasia Pavlyuchenkova: as duas já se defrontaram por quatro vezes, sempre com vitórias para a jogadora russa.

FINAL:
Anastasia Pavlyuchenkova (RUS/3) vs. Carla Suárez Navarro (ESP/4)

Sem comentários: