domingo, junho 02, 2013

Roland Garros (Dia 8): Federer renasce das cinzas e segue para os 'quartos'


RESULTADOS ATP - 4.ª RONDA:
Roger Federer (SUI/2) - Gilles Simon (FRA/15), 6-1, 4-6, 2-6, 6-2 e 6-3
Viktor Troicki (SER) - Jo-Wilfried Tsonga (FRA/6), 3-6, 3-6 e 3-6
Kevin Anderson (RAS/23) - David Ferrer (ESP/4), 3-6, 1-6 e 1-6
Tommy Robredo (ESP/32) - Nicolas Almagro (ESP/11), 6-7, 3-6, 6-4, 6-4 e 6-4

Roger Federer está nos quartos-de-final de Roland Garros. O suíço eliminou o francês Gilles Simon com os parciais de 6-1, 4-6, 2-6, 6-2 e 6-3, ao cabo de 2h59. A qualificação para a próxima ronda não foi fácil, já que o encontro teve que ser discutido até ao quinto set. Durante algum tempo, ainda se pensou que Simon, 15.º cabeça-de-série, iria pôr termo a nove anos consecutivos de presenças de Federer em quartos-de-final de torneios do Grand Slam, mas o segundo favorito para a prova conseguiu dar a volta e acabou por vencer 3-2.

Foi a vitória 900 da carreira de Federer. Desde que a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) foi criada, em 1972, Federer é apenas o quarto jogador a alcançar esta marca. À frente dele estão Jimmy Connors (1.243 vitórias), Ivan Lendl (1.071) e Guillermo Vilas (924), todos já retirados do desporto. Para além disso, Federer igualou Vilas e o italiano Nicola Pietrangeli como o tenista com o maior número de vitórias em Roland Garros: são já 58 triunfos na terra batida de Paris. O helvético defrontará na próxima eliminatória outro francês, Jo-Wilfried Tsonga, que, por sua vez, bateu Viktor Troicki.
Federer teve que aplicar-se para garantir presença nos quartos-de-final.
Tsonga está pela segunda vez consecutiva nos quartos-de-final em Roland Garros. O francês, 6.º pré-designado em Paris, venceu o sérvio Viktor Troicki em três sets, num triplo 6-3. O encontro contou com algumas caras famosas nas bancadas, como o actor Leonardo DiCaprio ou o presidente do Paris Saint-Germain e antigo tenista Nasser Al-Khelaifi. Tsonga mostrou o seu desejo de seguir em frente e não facilitou frente ao número 57 do mundo.

Já David Ferrer qualificou-se para os "quartos" depois de derrotar com tranquilidade o sul-africano Kevin Anderson por 6-3, 6-1 e 6-1. Agora Ferrer vai ter que passar pelo compatriota Tommy Robredo, que protagonizou um momento histórico com a passagem para os quartos-de-final. Robredo derrotou o também espanhol Nicolas Almagro em cinco sets, com parciais de 6-7, 3-6, 6-4, 6-4 e 6-4, e tornou-se o primeiro jogador em toda a história do torneio a conseguir três reviravoltas consecutivas depois de desvantagens de dois sets.

O veterano espanhol de 31 anos, que já foi numero 5 do ranking mundial em 2006 e agora ocupa o 34.º posto, superou um longo período de lesões e está a encantar o público francês pela sua combatividade. Antes de afastar Almagro, Robredo eliminou o francês Gaël Monfils e o holandês Igor Sijling, sempre depois de perder os primeiros dois sets. O último caso semelhante registado em todos os Grand Slam data de 1927: foi conseguido em Wimbledon pelo francês Henri Cochet, bem antes do início da era dos Torneios Open.

RESULTADOS WTA - 4.ª RONDA:
Svetlana Kuznetsova (RUS) - Angelique Kerber (ALE/8), 6-4, 4-6 e 6-3
Serena Williams (EUA/1) - Roberta Vinci (ITA/15), 6-1 e 6-3
Carla Suárez Navarro (ESP/20) - Sara Errani (ITA/5), 7-5, 4-6 e 3-6
Agnieszka Radwanska (POL/4) - Ana Ivanovic (SER/14), 6-2 e 6-4

Nas senhoras, Serena Williams conquistou mais uma vitória tranquila em Roland Garros, ao vencer a italiana Roberta Vinci em dois sets, com parciais de 6-1 e 6-3, em apenas 1h10 minutos. Com este triunfo, a número 1 do mundo e grande favorita ao troféu, avançou para os quartos-de-final do Grand Slam francês onde vai defrontar a russa Svetlana Kuznetsova, campeã em Paris há quatro anos. Serena somou a 29.º vitória consecutiva, um registo que lhe oferece boas garantias para recuperar o título de campeã de Roland Garros conquistado em 2002.
A 4.ª pré-designada chega pela primeira vez aos quartos-de-final em Roland Garros.
Por sua vez, a quarta cabeça-de-série, Agnieszka Radwanska, eliminou a campeã de 2008, Ana Ivanovic, com os parciais de 6-2 e 6-4, na luta por um lugar nos quartos-de-final. A polaca converteu 5 das 9 oportunidades de breaks que dispôs no caminho para os "quartos", fase que alcança pela primeira vez na carreira neste torneio. Com esta derrota, Ivanovic, 14.ª favorita em Paris, aumenta para 7 os encontros perdidos para Radwanska, que na próxima ronda enfrenta Sara Errani.

Fonte: rolandgarros.com

Sem comentários: