quarta-feira, setembro 25, 2013

Liga Zon Sagres (Jornada 5): Arsenalistas e águias aproveitam escorregadelas


A 5.ª jornada viu o tricampeão FC Porto perder pontos pela primeira vez nesta temporada, depois do empate (2-2) frente ao Estoril, que, ainda assim, manteve os dragões como líderes isolados, só que agora com menos vantagem sobre os perseguidores. Apesar do empate moralizador, a equipa da Amoreira perdeu o contacto com o "comboio" da frente, permitindo ao Benfica destacar-se na quarta posição: passadas apenas cinco jornadas, já está cavado um fosso de dois pontos entre os quatro teóricos candidatos aos lugares da frente e os "outros".
O SC Braga foi um dos grandes vencedores da ronda, pois o triunfo sobre o Arouca (1-0) levou a equipa de Jesualdo Ferreira para o segundo posto isolado, à custa da terceira derrota do conjunto de Pedro Emanuel - que ainda não empatou, tal como os bracarenses e o Belenenses (ou perdem ou ganham). A ultrapassagem da formação arsenalista ao Sporting aconteceu precisamente na semana que antecede a visita dos leões à Pedreira, naquele que será o reencontro dos dois treinadores com as suas antigas equipas.

O Benfica também saiu muito por cima desta ronda, reduzindo a distância para o líder e para o Sporting. O triunfo em Guimarães (1-0), marcado pelo "acidentado" regresso aos golos de Óscar Cardozo, foi o segundo consecutivo dos encarnados na Liga, naquela que foi também a segunda derrota dos minhotos na prova. Acidentado, também, foi o final do jogo, com Jorge Jesus a envolver-se com as forças policiais e a sujeitar-se a eventuais sanções, numa ronda em que as arbitragens estiveram sob fogo cerrado, com queixas comuns aos três grandes.
Como referido anteriormente, o Sporting perdeu a vice-liderança, fruto do empate caseiro perante um destemido Rio Ave, que por sua vez ganhou posições na tabela, tal como o Gil Vicente, que também somou um ponto na recepção ao Olhanense (1-1). Vilacondenses e gilistas subiram "à custa" do Marítimo, que saiu derrotado de Belém. O triunfo por 1-0 deu os primeiros pontos na Liga aos azuis do Restelo.

Aliás, a 5.ª jornada assinala o momento em que todas as equipas passaram a somar pontos: no fecho, o empate entre Paços de Ferreira e V. Setúbal permitiu aos pacenses sair da estaca zero, mas não da lanterna vermelha, situação que mantém Costinha sob pressão dos adeptos. Já os sadinos mantêm-se acima da linha de água, com a particularidade de terem somado todos os seus pontos fora do Bonfim.
Numa jornada com apenas 14 golos (não havia tão poucos desde Março deste ano), o Nacional registou uma das quatro vitórias pela margem mínima. O 1-0 sobre a Académica permitiu aos madeirenses somarem o primeiro triunfo no seu recinto e colocou-lhes no grupo das cinco equipas que estão com 7 pontos.

FIGURA DA JORNADA:
Pequeno mas forte, rápido e voluntarioso. Mangala tem muitos centímetros a mais que o avançado do Estoril, mas Luís Leal atirou-se ao francês como poucos conseguem no campeonato. Centro de gravidade baixo, bola colada ao pé e a defesa portista em sobressalto completo desde o primeiro ao último minuto. Ganhou quase todos os duelos com os jogadores adversários, criou e finalizou várias jogadas de perigo dos canarinhos e ainda marcou o golo que empatou a partida. Que exibição!

GOLO DA JORNADA:
Arouca 0 x 1 SC Braga - Aderlan Santos resolveu a partida com um 'tiro' do meio da rua.
CLASSIFICAÇÃO:






GOLEADORES (TOP 5):
1.º Fredy Montero (Sporting) - 6 Golos
2.º Evandro (Estoril) - 5
3.º Jackson Martínez (FC Porto) - 5
4.º Derley (Marítimo) - 3
5.º Ramón Cardozo (V. Setúbal) - 3










Fontes: maisfutebol.ptligaportugal.ptsapo.pt

Sem comentários: