sábado, novembro 27, 2010

TOP 5 Real Madrid - #3 Luís Figo

Em 2000 bateu o recorde e tornou-se o jogador mais caro de sempre, 60 milhões de euros era quanto valia na altura o melhor jogador do mundo, e para os catalães, o maior "pesetero" de sempre.

Luís Figo, nascido em Lisboa a 4 de Novembro de 1972, foi um dos poucos futebolistas a jogar nos maiores rivais de Espanha, e não estarei errado se disser que foi o único jogador a ser herói tanto no Camp Nou como no Bernabeu.

Nos Pastilhas, uma equipa lá da freguesia, começou a dar os primeiros toques na bola, no Sporting onde passou 6 anos começou a ganhar títulos (poucos) e também o jeito para a "traição". Ora, digo isto porque, antes de rumar ao Barcelona em 1995, cometeu a proeza de ser proibido de se transferir para Itália, durante 2 anos, após ter assinado por dois clubes ao mesmo tempo, Juventus e Parma, acabando por ir depois para Camp Nou onde foi aclamado e odiado!

O médio português foi o sucessor de Eusébio na lista dos portugueses galardoados com a Bola de Ouro, foi o primeiro reforço da era dos galácticos, foi o melhor jogador que já alguma vez algum de nós viu na selecção das quinas, aliás, foi também o jogador que mais vezes vimos a actuar pela selecção portuguesa, e como tal não havia como deixá-lo de fora do meu top, já que a "azia catalã" ainda continua bem presente (no final perceberão).

O seu palmarés no Real Madrid não é de todo invejável, os títulos não foram muitos para as cinco épocas que lá passou mas foram muito importantes na sua carreira, já para não falar na maneira brilhante como foram conquistados, numa altura em que o Real Madrid era sem dúvida a melhor equipa da Europa com um plantel de fazer inveja a tudo e todos. Foi lá que ganhou a primeira e única Liga dos Campeões que um ano mais tarde deu o direito de conquistar o Campeonato Mundial de Clubes e a Supertaça Europeia.

Na minha opinião, Luís Figo fez mais e melhor no Barcelona do que no Real Madrid, em Camp Nou, era ele e mais 10(!), enquanto que no Bernabeu era ele, Zidane, Zidane e Zidane.

Mas, apesar de ter sido adorado ao longo de cinco épocas no clube catalão, a sua transferência para o rival espanhol fez com que tudo o que conseguiu em Barcelona fosse esquecido, fez com que se tornasse o jogador mais odiado de sempre por aqueles lados (ou já se esqueceram da cabeça de porco, dos telemóveis e das garrafas de whisky no relvado de Camp Nou?), e é talvez por isso que o meu amigo e "rival" Hélder Teixeira não fez referência ao melhor jogador português que já vimos jogar, é pena, já que Camp Nou foi o palco que o eternizou.

É sem dúvida o meu ídolo português, um verdadeiro galáctico dentro das quatro linhas, um verdadeiro galã fora delas (Helen Svedin), contudo, a confusão dos contratos em 1995 e a sua chegada ao Bernabeu, provam que não é homem de princípios.. acontece!

CARREIRA:
1989 a 1995 - Sporting CP (POR)
1995 a 2000 - Barcelona (ESP)
2000 a 2005 - Real Madrid (ESP)
2005 a 2009 - Inter de Milão (ITA)

Sem comentários: