Os italianos são naturalmente apaixonados por clássicos. Entre os mais tradicionais estão aqueles que opõem dois clubes de uma mesma cidade, como acontece em Milão, Turim, Génova e Roma, ou de uma única região, a exemplo dos confrontos entre as equipas de Palermo e Catania. Muito além das fronteiras geográficas, no entanto, situam-se os clássicos nascidos de rivalidades históricas. E, dentro desta categoria, nenhum outro duelo supera o choque dos gigantes Juventus e Inter, conhecido simplesmente como "o dérbi da Itália".
Origens
Não se sabe exactamente quando o confronto foi baptizado, mas Gianni Brera, jornalista desportivo italiano mais influente do século XX, utilizou a expressão pela primeira vez na temporada 1967/68. Brera era poderoso no mundo do calcio e, não raro, palavras suas saíam das páginas de jornal para enriquecerem o folclore do futebol local. Foi ele também que, nos anos 60, classificou de "catenaccio" a filosofia táctica defensiva característica da Itália.
Embora tenha nascido em 1898, a Serie A tomou impulso apenas em 1929, com a unificação dos grupos regionais. A Juventus, fundada em 1897, logo se impôs como coestrela do dérbi da Itália com uma incontestável supremacia na competição, da qual é, até hoje, a maior vencedora. Já o Inter Milão, que surgiu de uma cisão entre adeptos do Milan em 1908, permanece como a única equipa italiana que nunca desceu de divisão. A predilecção de Brera pela dupla, certamente tem raízes no extraordinário predomínio de ambos nos dez primeiros anos do novo formato de disputa, quando os adversários eram meros coadjuvantes.
Ainda que o Milan, fundado em 1899, reivindique actualmente uma vaga entre os dois maiores protagonistas do futebol nacional em razão dos seus títulos, para os adeptos, o dérbi da Itália é e sempre será o embate entre bianconeri e nerazzurri.
(continua)
in fifa.com
Sem comentários:
Enviar um comentário