Números
Na primeira edição do clássico centenário, disputada em Turim no dia 14 de Novembro de 1909, a Juventus venceu por 2 a 0 com golos de Ernesto Borel. Desde então, os rivais enfrentaram-se 215 vezes em partidas oficiais. Até ao confronto deste Domingo, em Turim, a esmagadora superioridade da Juve traduz-se em 95 vitórias, 53 empates e 67 derrotas. As diversas gerações de artilheiros da Vecchia Signora marcaram nada menos que 307 golos, contra 270 sofridos. Nas partidas válidas apenas no Campeonato Italiano, a vantagem dos bianconeri mantém-se, com 81 vitórias, 46 empates e 56 derrotas, embora o Inter tenha conseguido diminuir a diferença nas últimas cinco temporadas.
Jamais as redes balançaram tanto quanto no clássico de 10 de Junho de 1961, em que a Juve goleou as reservas do rival por 9-1. O clube de Turim também detém a vitória mais elástica fora de casa: 6-2 em Milão no dia 19 de Junho de 1975. Por outro lado, o médio ítalo-suíço do Inter, Ermanno Aebi, foi o único jogador a marcar quatro golos num mesmo confronto, na ocasião dos 6 a 1 que os nerazzurri impuseram em Novembro de 1911.
A rivalidade hoje
A partir de 2006, o Inter não encontrou mais adversários à altura na Serie A, conquistando cinco Scudettos consecutivos. Mas após a saída de José Mourinho, a equipa teve um começo de temporada instável, prejudicada principalmente por uma incrível onda de lesões. Ainda assim, os campeões europeus conquistaram o Campeonato do Mundo de Clubes 2010. Com a chegada de Leonardo ao comando da formação, substituindo Rafael Benítez, os nerazzurri reencontraram o bom futebol e diminuíram a diferença em relação ao líder AC Milan para apenas 5 pontos, com menos uma partida.
Afastada da luta pelo título, a Juve de Luigi del Neri também teve de enfrentar uma série de lesões. Num campeonato disputadíssimo, encontra-se a 4 pontos da vaga para a Liga dos Campeões e a 6 do grande rival - uma diferença que a Velha Senhora pretende reduzir amanhã à noite no Olímpico de Turim, após o empate sem golos na primeira volta.
in fifa.com
Sem comentários:
Enviar um comentário