domingo, fevereiro 13, 2011

TOP 5 Inter - #2 Zlatan Ibrahimovic


Zlatan Ibrahimovic nasceu a 3 de Outubro de 1981 em Malmö, Suécia. Deu os primeiros passos como jogador profissional no clube local, onde chegou a pensar em abandonar o futebol, depois de várias divergências com os treinadores. Aos 18 anos, afirmou-se na equipa principal, foi o grande protagonista da subida do Malmö FF à primeira divisão sueca. Em 2001, o Ajax contratou-o e logo tornou-se no jogador sueco mais caro de sempre. Na equipa holandesa, Zlatan não teve uma adaptação fácil. O seu forte temperamento, levou-lhe a perder espaço no onze titular. Na época seguinte, com a chegada de Ronald Koeman ao comando técnico, Ibra começou a mostrar o seu melhor futebol e rapidamente afirmou-se como um dos melhores avançados do mundo. Em 2004 mudou-se para a Juventus e logo no ano de estreia foi o melhor marcador da equipa, ajudando a vecchia signora a sagrar-se campeã italiana. O seu segundo ano no conjunto de Turim foi muito mais fraco e os problemas com o treinador Fabio Capello relegaram-no com frequência para o banco de suplentes. 

Em 2006, o Calciocaos provocou a descida de divisão da Juve e com isso, alguns dos seus principais jogadores abandonaram o clube. Ibrahimovic foi contratado pelo Inter e seria nos nerazzurri que iria conquistar tudo e todos. No Giuseppe Meaza venceu três Scudettos e duas Supertaças de Itália, foi melhor marcador da Serie A, além de ter ganho vários prémios individuais. Depois do tricampeonato, o sueco demonstrou-se insatisfeito pelos fracassos sucessivos do clube na Liga dos Campeões, facto que o levou a abandonar o conjunto milanês. 

Ibracadabra assinou pelo Barcelona no Verão de 2009, clube pelo qual ainda se encontra ligado contratualmente. Nos blaugrana não conseguiu impor-se, embora tenha conseguido uma boa média de golos. A brilhante época de Messi ofuscou a presença do gigante sueco, que muitas vezes começou os jogos junto a Guardiola. A pouca utilização e preponderância, levou Zlatan a querer mudar de ar e já nesta temporada foi emprestado ao Milan, onde parece estar a regressar à sua melhor forma. É, sem dúvida, um dos avançados mais temíveis da actualidade, já que possui uma rara qualidade técnica e uma grande pujança física.

CARREIRA:
1999 a 2001 - Malmö FF (SUE)
2001 a 2004 - Ajax (HOL)
2004 a 2006 - Juventus (ITA)
2006 a 2009 - Inter (ITA)
2009 a 2010 - Barcelona (ESP)
2010 a 2011 - AC Milan (ITA)

Sem comentários: