domingo, agosto 21, 2011

Liga Zon Sagres (Jornada 2): Não faltou o árbitro, faltou os golos


Beira-Mar 0 x 0 Sporting
Três jogos oficiais, três empates. Este é o balanço do "novo" Sporting, que esta noite voltou a não triunfar, desta feita em Aveiro. O jogo entre aveirenses e leões cedo ficou marcado pela polémica, quando João Ferreira - árbitro internacional português - recusou arbitrar esta partida. Depois de muita confusão e informações contraditórias, o eleito para orientar o encontro foi Fernando Idalécio Martins, da AF Aveiro. E, feitas as contas, o juiz - que habitualmente dirige jogos das divisões distritais - acabou por ser o melhor elemento em campo. Beira-Mar e Sporting protagonizaram um paupérrimo espectáculo de futebol, onde o nulo final é perfeitamente adequado. 

Beira-Mar e Sporting empataram a zero, num encontro envolto em polémica.
Como era expectável, o Sporting entrou melhor na partida e até realizou uns bons 10 minutos iniciais. Contudo, o rendimento leonino decresceu imenso, levando a que Domingos Paciência efectuasse duas alterações aos 36 minutos - Matías e Yannick deram lugar a Izmailov e Postiga. Melhorias só na segunda parte, com os leões a surgirem bem mais ameaçadores e, finalmente, a criarem situações de golo. Os aveirenses abdicaram do ataque e limitaram-se a bloquear os caminhos da baliza. A equipa leonina aumentou a pressão nos instantes finais, mas novamente revelou pouca clarividência na hora de finalizar. Assim, o Sporting voltou a atrasar-se na luta pelos primeiros lugares e terá, forçosamente, que elevar o nível de jogo para ombrear com os principais rivais.

Académica 1 x 0 Rio Ave
Um golo de Éder, aos 17 minutos, permitiu a vitória caseira da Académica sobre o Rio Ave, mantendo-se assim na liderança do campeonato, a par do FC Porto. Apesar do equilíbrio inicial, a briosa rapidamente tomou conta dos acontecimentos e foi claramente superior durante largos períodos da partida. O trio de ataque dos estudantes - Diogo Valente, Éder e Sissoko - foi sempre um quebra-cabeças para a defensiva vilacondense, enquanto do outro lado Peiser apenas teve que intervir por duas vezes (40' e 47'). Jogo pálido da equipa orientada por Carlos Brito, que tem ainda muito trabalho pela frente.

SC Braga 2 x 0 Marítimo
O Sp. Braga alcançou o primeiro triunfo no campeonato ao vencer o Marítimo por 2-0. Apesar das evidentes dificuldades na construção ofensiva da equipa bracarense, o triunfo nunca pareceu estar em causa, até porque os jogadores verde-rubros estiveram pouco assertivos e o técnico Pedro Martins revelou pouca ambição. Depois dos nulos frente a Rio Ave e Young Boys, Leonardo Jardim decidiu mexer na equipa: retirou Imorou - que está lesionado -, Hugo Viana e Nuno Gomes, colocando Elderson, Pizzi e Lima nos seus lugares. 

Minhotos superiores batem um Marítimo sem ambição.
E foi mesmo o lateral nigeriano a desbloquear o marcador, quando desviou com sucesso um cruzamento de Alan (47'). O Braga, ao contrário da primeira parte, entrou com mais agressividade e desde logo obteve a recompensa. Do outro lado, o Marítimo raramente incomodou Quim, com excepção a um remate efectuado por Sami (73'). O segundo golo minhoto surgiu num infortúnio de Peçanha: após um livre directo cobrado por Lima, a bola embateu nas costas do guarda-redes brasileiro e acabou por entrar na baliza. Bom ensaio para os bracarenses, que na próxima quinta-feira têm um encontro decisivo na Liga Europa.

P. Ferreira 2 x 1 U. Leiria
Foi um Paços de Ferreira "operário" que surgiu na Mata Real, para alcançar a primeira vitória da temporada. A partida entre castores e leirienses foi marcada pela amostragem de 16 cartões: 14 amarelos e 2 vermelhos. O equilíbrio foi a nota dominante na primeira parte, mas quando Ozéia recebeu ordem de expulsão aos 40', a União refortaleceu as esperanças de conseguir triunfar na cidade do móvel. 

No entanto, uma infantilidade de Jô, à passagem do minuto 51', deitou tudo a perder. Os pacenses voltaram a ficar por cima dos acontecimentos e aos 69' chegaram à vantagem através do golo de Melgarejo. Já nos minutos finais, Michel (87') aumentou a contagem para a equipa da casa e aos 90'+4', Maykon, ex-Paços, fixou o resultado final. Os leirienses continuam sem pontuar e já são últimos classificados.

Sem comentários: