Meias-Finais:
França 0 x 2 Portugal
Vinte anos depois, a selecção portuguesa volta a marcar presença na final de um Campeonato do Mundo de Sub-20. O feito da já apelidada "geração da coragem" foi alcançado nesta madrugada, depois de vencer a França por 2-0. Portugal pode assim conquistar o terceiro título mundial nesta categoria.
O jogo da meia-final em Medellín começou da melhor forma para os lusos. Logo aos 9 minutos, a selecção orientada por Ilídio Vale adiantou-se no marcador, com Danilo a marcar de cabeça na sequência de um canto. A França tinha mais posse de bola, mais remates, mas era Portugal a liderar e aos 40' aumentou a vantagem: Nélson Oliveira converteu com sucesso uma grande penalidade.
Portugal celebra a presença na final. |
A ganhar por dois golos, Portugal concentrou-se a defender o resultado, usando os méritos defensivos que têm distinguindo esta selecção. O quinteto defensivo - Mika, Cédric, Roderick, Nuno Reis e Mário Rui - e o meio-campo - Danilo, Pelé e Júlio Alves -, voltaram a estar insuperáveis. Pese embora os inúmeros remates dos franceses, o guarda-redes luso "apenas" executou três defesas de grande nível, com especial atenção para a última intervenção - evitou o golo gaulês em cima da linha de baliza e na recarga Nego atirou ao lado de forma incrível -, naquela que foi a melhor ocasião de todo o jogo da França. Destaque também para a exibição soberana do capitão Nuno Reis.
Mika continua sem sofrer golos neste Mundial. |
Desta forma, a selecção portuguesa chega à final sem sofrer qualquer golo, com Mika a bater o recorde de minutos com a baliza inviolável em Mundiais Sub-20. O guardião luso leva 570 minutos sem ser batido, marca que supera a de Christopher Toselli (Chile), que em 2007 esteve imbatível durante 492 minutos.
Na final que se realizará em Bogotá, capital colombiana, na madrugada de Sábado, Portugal irá enfrentar o Brasil, que venceu o México também por 2-0. Os golos canarinhos surgiram já nos minutos finais do encontro, com Henrique a bisar aos 80' e 84'. Esta será uma reedição da final de 1991, disputada no antigo Estádio da Luz, quando Portugal superou o Brasil no desempate por grandes penalidades. Esperemos que a história volte a repetir-se...
Sem comentários:
Enviar um comentário