quarta-feira, agosto 10, 2011

Mundial Sub-20: Portugueses displicentes chegam aos "quartos"


Oitavos-de-Final:
Portugal 1 x 0 Guatemala

A selecção portuguesa está nos quartos-de-final do Mundial Sub-20 que se realiza na Colômbia. Os portugueses, que desperdiçaram inúmeras oportunidades de golo, sofreram para garantir o apuramento para a próxima fase, onde agora vão encontrar a Argentina, que bateu o Egipto por 2-1.

Portugal desde cedo tomou conta dos acontecimentos e logo aos 7 minutos chegou à vantagem, através do inevitável Nélson Oliveira - a principal figura lusa neste campeonato -, na cobrança de uma grande penalidade. A selecção das quinas continuou a "mandar" no jogo e as oportunidades de golo iam surgindo, com o ataque sempre a revelar pouca clarividência na hora de rematar à baliza adversária. Por outro lado, a Guatemala raramente ultrapassava a linha divisória, fruto da pressão alta dos portugueses e de uma evidente má qualidade técnica. Na primeira parte há ainda a salientar as cartolinas amarelas mostradas a Mário Rui e a Alex, que assim falham o encontro dos "quartos".

Nélson Oliveira voltou a "oferecer" o triunfo à selecção lusa.
A etapa complementar arrancou da mesma forma: Portugal com posse de bola e a Guatemala na expectativa. Com o passar dos minutos e sem que os portugueses conseguissem alargar a escassa vantagem - apesar de várias situações de perigo, com especial relevo para o minuto 69', quando Caetano surgiu isolado e rematou por cima -, a selecção americana começou a acreditar que conseguia chegar ao empate. Aí valeu Mika, que novamente mostrou muita segurança na baliza lusa. Contudo, a Guatemala ainda enviou uma bola ao poste (88'), na execução de um livre directo por intermédio de Norales.

Mesmo sem encantar, a selecção portuguesa chega aos quartos-de-final sem sofrer qualquer derrota e continua ainda com a baliza inviolável. Três vitórias - todas pela margem mínima - e um empate, é o balanço luso nesta competição. No Sábado (23:00, hora portuguesa), em Cartagena, Portugal irá então defrontar a Argentina, num encontro que promete.

Sem comentários: