segunda-feira, agosto 08, 2011

Supertaça Cândido de Oliveira: FC Porto abre época com novo título


Supertaça Cândido de Oliveira:
FC Porto 2 x 1 V. Guimarães

O FC Porto venceu na noite de ontem o primeiro troféu da nova temporada e é agora o clube mais titulado em Portugal. Os dragões somaram a 18.ª Supertaça (em 33 edições da mesma) - 3.ª consecutiva - e possuem um total de 70 títulos no seu historial, mais um do que o Benfica. 

A equipa azul e branca começou com o "gás" todo e logo aos 3 minutos inaugurou o marcador, com Rolando a facturar após uma excelente assistência de Hulk. O brasileiro foi mesmo o grande dinamizador do ataque portista nos minutos iniciais, criando várias situações de embaraço na defesa vimaranense. Vítor Pereira, que apenas apresentou um reforço para a nova temporada no onze titular - Kléber -, apostou na "continuidade" e a resposta foi positiva. 

Rolando foi o homem da partida, depois de apontar os dois golos portistas.
No entanto, tal como aconteceu no Jamor, o V. Guimarães conseguiu empatar na sequência de uma bola parada. Toscano foi o autor da proeza, ele que cabeceou com sucesso à passagem do minuto 33. O jogo, a nível de qualidade, estava a "milhas" da final da Taça de Portugal e seria, novamente, uma bola parada a fazer a diferença: aos 41', Rolando aproveitou uma desconcentração dos defesas vitorianos para bisar na partida. 

O FC Porto conquistou a 18.ª Supertaça, 3.ª consecutiva.
A segunda parte mostrou um FC Porto cauteloso, interessado em gerir o resultado, enquanto que o lado vimaranense não mostrava argumentos para ombrear com os campeões nacionais. Sem acelerar muito o ritmo do encontro, os azuis e brancos estiveram sempre mais perto de aumentar a vantagem, do que conceder o empate. Ainda assim, o Vitória possuiu uma clara oportunidade de golo, quando Rolando, aos 77', cometeu um deslize, quase aproveitado por Maranhão... Valeu Maicon, que evitou a igualdade. 

Exibição quanto baste do FC Porto, mas que mostrou a fiabilidade do ano anterior, valendo-lhe uma vitória inequívoca apesar da ausência de vários habituais titulares - Falcao e Guarín apenas jogaram os últimos minutos, Álvaro Pereira e Fernando nem foram ao banco e James Rodríguez encontra-se ao serviço da selecção colombiana no Mundial Sub-20. Assim, num espaço de um ano, os azuis e brancos conquistaram 5 troféus, com a particularidade de, na época transacta, a cavalgada vitoriosa também ter começado com um golo de Rolando.

Sem comentários: