terça-feira, setembro 13, 2011

Liga dos Campeões (Grupo G): Cambalhota portista na estreia


FC Porto 2 x 1 Shakhtar Donetsk (Hulk 28', Kléber 51'; Luíz Adriano 12')
A magia de James resolveu o jogo no Dragão. O extremo colombiano voltou a demonstrar que está em grande forma e foi fundamental na reviravolta operada pelos azuis e brancos na estreia europeia. A partida 300 dos dragões nas competições da UEFA, teve de tudo: penáltis falhados, "frangos" e expulsões.

O início do encontro entre portugueses e ucranianos - que mais parecia pertencer à Taça dos Libertadores, dada a quantidade de sul-americanos -, foi totalmente atípico. Os dragões entraram melhor, criaram algumas situações de perigo e aos 10 minutos tiveram uma grande oportunidade de ganhar vantagem: penálti para Hulk, que na conversão atirou ao poste. Dois minutos depois, na resposta, o Shakhtar desbloqueou o marcador num autêntico "frango" de Helton, com Luiz Adriano a não perdoar o erro do compatriota. Os azuis e brancos tiveram que correr atrás do prejuízo e aos 28' chegaram ao empate através de Hulk, que atirou uma "bomba" na conversão de um livre directo. Ainda antes do intervalo, os ucranianos sofreram nova contrariedade, uma vez que Rakitskiy foi expulso por uma entrada duríssima sobre João Moutinho.

Hulk e James, as duas principais figuras na estreia vitoriosa do Dragão.
No regresso dos balneários, o Porto entrou com tudo e aos 51 minutos operou a "cambalhota" no marcador: James Rodríguez ultrapassou o oponente de forma magistral e assistiu Kléber para o 2-1. A partir desse momento, o campeão nacional limitou-se a gerir a posse de bola, visto que o Shakhtar recuou imenso devido à inferioridade numérica e causou muitas dificuldades à construção ofensiva dos dragões. Na segunda parte, os ucranianos apenas incomodaram Helton esporadicamente e apenas em bolas paradas. Para piorar, o Shakhtar ficou reduzido a 9 elementos à passagem do minuto 80 - Chygrynskiy recebeu o segundo amarelo -, numa fase em que a equipa do leste europeu tentava aproximar-se da baliza portista. No final, vitória para os portugueses, que é totalmente merecida, mas obtida sem brilho.

Na outra partida do grupo G, grande surpresa em Nicósia. O Apoel bateu o Zenit por 2-1, num encontro onde alinharam 5 portugueses - Bruno Alves (Zenit) foi expulso e irá falhar a recepção ao FC Porto. Destaque ainda para o empate do Barcelona frente ao AC Milan (2 x 2) e para a estreia a vencer de André Villas Boas na Liga dos Campeões, com o Chelsea a triunfar sobre o Leverkusen por 2-0. David Luiz, ex-Benfica, abriu o marcador em Stamford Bridge. 

Outros Resultados:
Grupo G - APOEL 2 x 1 Zenit (Manduca 73', Aílton 75'; Zyryanov 63')
Grupo E - Chelsea 2 x 0 Bayer Leverkusen (David Luiz 67', Mata 90'+3')
Grupo E - Genk 0 x 0 Valencia
Grupo F - Olympiacos 0 x 1 Marselha (Lucho 51')
Grupo F - Borussia Dortmund 1 x 1 Arsenal (Perisic 88'; Van Persie 42')
Grupo H - Barcelona 2 x 2 AC Milan (Pedro 36', Villa 50'; Pato 1', Thiago Silva 90'+2')
Grupo H - Viktoria Plzeñ 1 x 1 Bate Borisov (Bakos 45'+1'; Bressan 69')

Classificação Grupo G:
Próxima Jornada (Grupo G) - 28 de Setembro:
Zenit x FC Porto
Shakhtar x APOEL

Sem comentários: