Chipre 0 x 4 Portugal (Ronaldo 34' e 83', Almeida 86', Danny 90'+2')
Foi o pior Portugal da era Paulo Bento que saiu do Chipre com uma goleada e com a primeira posição reforçada no seu grupo de apuramento para o Euro'2012. Valeram os últimos 10 minutos, a fragilidade do adversário e um árbitro bem amigo. Quem não viu o jogo achará o resultado natural. Afinal, não há dúvidas que a selecção de Cristiano Ronaldo e companhia é incomparavelmente superior ao Chipre, para quem o empate no jogo em Portugal foi o maior feito da sua história recente e que não ganha um jogo há mais de um ano. Mas a partida na tórrida noite de Nicósia não justificou um resultado tão desnivelado.
O jogo valeu essencialmente pelos quatro golos. O denso bloco defensivo do Chipre aguentou o melhor futebol luso até ao minuto 34. Um momento que deitou por terra toda a estratégia do seleccionador da selecção da casa, que, depois de um remate de João Moutinho, viu Dobrasinovic cortar o lance com a mão e ser expulso. Resultado: penálti e golo de Cristiano Ronaldo. Mesmo sem deslumbrar - longe disso - Portugal dominou toda a partida, com o conjunto da casa a criar raras situações de perigo para Rui Patrício - titular pela primeira vez em jogos oficiais. Excepção para um lance na segunda parte, quando Okkas surgiu isolado, mas o árbitro assistente assinalou um fora-de-jogo inexistente.
Ronaldo foi a grande figura da partida com dois golos e uma assistência. |
Em superioridade numérica esperava-se que o resultado se avolumasse, mas afinal o jogo português piorou, tornando-se mais lento e amorfo. Denotou-se clara falta de forma física em muitos jogadores, com especial evidência para Rúben Micael e Hélder Postiga, embora Nani também tenha estado "ausente" do encontro. Ao contrário das expectativas, até foi a selecção do Chipre a entrar melhor na segunda parte, com algumas situações de embaraço na defensiva lusa.
Contudo, Portugal rapidamente voltou a assumir as despesas da partida, sempre num ritmo "de férias". A tão almejada tranquilidade apenas surgiu aos 83', quando Ronaldo tirou um coelho da cartola e marcou um golo... à Ronaldo, tirando dois adversários do caminho e rematando sem hipóteses. Os cipriotas "morreram" nesse momento e a partir daí começou o festival português: Hugo Almeida (86'), que substituiu Postiga, marcou o terceiro e Danny (90'+2') fechou a contagem. Com o triunfo, feitas as contas, Portugal é 1.º classificado no grupo H, quando faltam apenas duas partidas para acabar a fase de apuramento. Segue-se a Islândia no próximo dia 7 de Outubro e Dinamarca no dia 11 do mesmo mês.
Classificação Grupo H:
Sem comentários:
Enviar um comentário