terça-feira, outubro 18, 2011

Liga dos Campeões (Grupo C): Chuta-chuta é amuleto milionário


FC Basileia 0 x 2 SL Benfica (Bruno César 20', Cardozo 75')
Personalidade, maturidade e aí está a segunda vitória consecutiva do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os encarnados foram à Suíça bater o Basileia por esclarecedores 2-0, numa partida de grande classe dos pupilos de Jorge Jesus. Depois deste triunfo, a equipa portuguesa é líder do Grupo C com 7 pontos, mais 2 do que o Manchester United, que foi à Roménia vencer o Otelul também por duas bolas a zero.

Foi com muita autoridade que o Benfica triunfou em Basileia. Os suíços entraram fortes na partida, com uma pressão alta que incomodou os jogadores encarnados. Contudo, a partir dos 10 minutos, foi o Benfica a tomar conta de todos os acontecimentos do encontro. A equipa de Jesus - que apresentou uma grande surpresa no onze titular, com a inclusão de Rodrigo no lugar de Cardozo - dominou o meio campo e começou então a criar várias situações de perigo para a baliza defendida pelo jovem Sommer.

Tal como na Roménia, foi Bruno César a abrir o activo no St. Jakob-Park, com o brasileiro a finalizar uma boa jogada colectiva das águias, quando decorria o minuto 20. O golo apenas veio confirmar a superioridade benfiquista, que não deu quaisquer hipóteses de resposta aos suíços até ao regresso aos balneários.

Bruno César marcou pela segunda vez na liga milionária.
Como era previsível, o Basileia surgiu no segundo tempo com vontade de empatar, no entanto foi Emerson que dispôs de uma grande oportunidade para dilatar a vantagem, desperdiçada pelo defesa. Os suíços nunca desistiram de chegar ao golo e aos 69' valeu, pela primeira vez na partida, o guarda-redes Artur, com uma boa intervenção a um remate de Streller. A 15 minutos do fim, Cardozo - que entrou aos 70' - sentenciou o encontro, com um golo de livre directo.

O Benfica acabou reduzido a 10 elementos, visto que Emerson viu o segundo amarelo aos 85', e sofreu por isso alguns calafrios, sempre bem resolvidos por Artur. Jesus, que igualou o recorde de vitórias europeias de Sven-Goran Eriksson, também foi expulso do banco por protestos.

A equipa encarnada deu um grande passo para garantir o apuramento para a fase seguinte da Champions, podendo mesmo carimbar o passaporte na Luz, quando receber o Basileia na próxima jornada.

Outros Resultados:
Grupo C - FC Otelul 0 x 2 Man. United (Rooney 64' p e 90'+2' p)
Grupo A - Nápoles 1 x 1 Bayern Munique (Badstuber 39' a.g.; Kroos 2')
Grupo A - Man. City 2 x 1 Villarreal (Marchena 43' a.g., Agüero 90'+3'; Cani 4')
Grupo B - CSKA Moscovo 3 x 0 Trabzonspor (Doumbia 29' e 86', Cauna 76')
Grupo B - Lille 0 x 1 Internazionale (Pazzini 21')
Grupo D - Real Madrid 4 x 0 Lyon (Benzema 19', Khedira 47', Özil 55', Ramos 81')
Grupo D - Dínamo Zagreb 0 x 2 Ajax (Boerrigter 49', Eriksen 90')

Classificação Grupo C (após 3.ª jornada):
Próxima Jornada (Grupo C):
SL Benfica x FC Basileia (2 de Novembro, 19:45)
Man. United x FC Otelul (2 de Novembro, 19:45)

Sem comentários: