Arranca já amanhã o Rally Dakar, mítica e exigente prova de todo-o-terreno. O campeão em título é Nasser Al Attiyah mas, à partida para o Dakar 2012, todos os olhos estão postos em Stéphane Peterhansel. O veterano francês, recordista de vitórias na prova (1991, 1992, 1993, 1995, 1997 e 1998 em moto, 2004, 2005 e 2007 em automóvel), aposta em melhorar o quarto lugar obtido no ano passado. E, com a Volkswagen ausente - a construtora alemã decidiu apostar no WRC -, a Mini está em excelente posição para vencer.
Peterhansel, agora ao serviço da Mini, tenta conquistar o Dakar pela décima vez na sua carreira. |
Peterhansel quer obter o décimo título da carreira no Dakar, 21 anos depois de ter ganho pela primeira vez. Em 1991, na 12.ª edição do mítico rali, Peterhansel conduziu a sua Yamaha à vitória. A realidade do Dakar mudou drasticamente desde então e não apenas na evolução dos carros e da tecnologia à sua disposição: na altura o percurso foi entre Paris, Trípoli e a capital senegalesa. Desta vez, a prova ligará Mar Del Plata, na Argentina, a Lima, no Peru (com passagem pelo Chile), regressando ao percurso em linha.
Depois do pleno no pódio em 2011, a Volkswagen abandonou o Dakar. Com isso, a participação de Al Attiyah esteve em dúvida até há pouco tempo. O piloto do Qatar vai participar na edição de 2012 ao volante de um Hummer. Segundo em 2011, Giniel de Villiers vai pilotar um Toyota, enquanto o espanhol Carlos Sainz (terceiro classificado no ano passado) não vai participar. A prova volta a contar com Carlos Sousa, português que já conseguiu terminar no 4.º lugar e que aponta para um lugar nos cinco primeiros classificados.
O campeão do mundo, Hélder Rodrigues, é um forte candidato ao pódio final. |
No que diz respeito às duas rodas, o panorama é semelhante ao do ano anterior. Dos dez primeiros classificados de 2011, nove voltam a participar no Dakar. Os troços da Argentina, Chile e Peru vão assistir a mais um episódio do combate entre Marc Coma e Cyril Despres. Ambos têm três vitórias na prova, ambos conduzem KTM e deverão andar na frente. O luso Hélder Rodrigues (Yamaha) é candidato a um lugar no pódio, no que contará com a concorrência do chileno Francisco 'Chaleco' López (Aprilia).
Confere o percurso e etapas da edição 2012 do Rally Dakar:
Clique para aumentar. |