SC Braga 2 x 1 Sporting (Hélder Barbosa 51', Lima 64'; Carrillo 74')
Pode muito bem ter sido o adeus à Liga por parte do Sporting. O regresso de Domingos Paciência a Braga não podia ter corrido pior, uma vez que o técnico viu a sua equipa perder pontos para os rivais e até perder o lugar mais baixo do pódio, precisamente para o adversário desta noite.
Os leões apresentaram-se com várias alterações no onze: Domingos não teve muita paciência com Polga - que cometeu um erro clamoroso na partida da Taça - e colocou Rodríguez no seu lugar. Além disso, optou por uma ala esquerda com Evaldo e Insúa, com o espanhol Capel a transitar para o lado direito, e Ribas estreou-se a titular, substituindo o lesionado Van Wolfswinkel. No entanto, o que mais influenciou o rendimento da equipa foi o trio de médios que o treinador leonino escolheu: Elias, Schaars e Matías.
Jogo equilibrado, com os minhotos a mostrarem mais objectividade. |
O início de jogo no AXA foi terrível para o Sporting, muito devido ao posicionamento dessa troika, que parecia completamente perdida no espaço. O Braga aproveitou e cedo assustou Rui Patrício, que correspondeu com serenidade. Com o passar dos minutos, os leões equilibraram os acontecimentos, ainda que sem criar um grande caudal ofensivo.
Pese embora o lance de Matías Fernández, que enviou uma bola ao poste (47'), os minhotos entraram muito fortes no segundo tempo e chegaram à vantagem aos 51 minutos com um golo de Hélder Barbosa, após uma falha defensiva de Onyewu e João Pereira. O Braga, sempre em transições rápidas, criava muitos calafrios ao sector mais recuado dos leões e aos 64', novamente num erro de marcação de Onyewu, Lima aproveitou para aumentar o marcador para 2-0.
Com o triunfo, o Braga isolou-se no 3.º lugar. |
A equipa de Leonardo Jardim controlava os acontecimentos, mas o técnico madeirense cometeu um erro ao retirar Mossoró do jogo (68'), colocando o estreante Luís Alberto no seu lugar. A partir desse momento o Braga perdeu a principal referência na condução dos contra-ataques e eclipsou-se em termos ofensivos.
O Sporting carregou sem grande coerência, contudo reduziu aos 74' através de Carrillo, depois de uma falha de Quim. Os leões continuaram a insistir, mas a melhor oportunidade de golo pertenceu aos homens da casa, num livre indirecto dentro da área leonina, depois do ingénuo Patrício agarrar um atraso de Evaldo mesmo no cair do pano. O resultado não sofreu alterações e os três pontos foram bem entregues, visto que os minhotos foram sempre uma equipa muito mais adulta e clarividente.
Académica 0 x 2 V. Guimarães (Nuno Assis 44', Anderson Santana 70')
O V. Guimarães foi este domingo a Coimbra derrotar a Académica por 2-0, com golos de Nuno Assis e Anderson Santana, um em cada parte. Com o triunfo, a equipa da cidade Berço ultrapassa precisamente o seu adversário na classificação e assume o sexto lugar na Liga.
O Vitória assumiu a sexta posição na Liga. |
Se o resultado da primeira parte poderia cheirar a injustiça, uma vez que a Académica teve ligeiro ascendente, na etapa complementar o Vitória acabou por justificar o triunfo, sobretudo pelos bons índices de eficácia. Com a vitória - a segunda consecutiva -, a equipa vimaranense passa a somar 20 pontos, enquanto os estudantes somam 18.
in abola.pt
Classificação (após a 15.ª jornada):
Sem comentários:
Enviar um comentário