1.ª Ronda - 17 a 22 de Janeiro:
- Categorias: WRC, SWRC, PWRC
- Região: Monte Carlo (Mónaco)
- Superfície: Asfalto (susceptível a neve e/ou gelo)
- Último Vencedor (WRC): Sébastien Loeb (2008)
O regresso do WRC à agenda desportiva, marca também o regresso do mítico Rally Monte-Carlo, depois de 3 anos de ausência, onde esteve então integrado no IRC (Intercontinental Rally Challenge). Uma prova que segundo Jean Todt, presidente da FIA, nunca deveria sair do calendário da principal competição de ralis. Além das virtuosas estradas, o evento monegasco apresenta um clima instável que causa muitas dificuldades aos pilotos e máquinas, afirmando-se como uma das mais complicadas provas de todo o mundo.
A primeira edição do rally data de 1911, criada pelo Príncipe Alberto I, com vista a promover o Principiado do Mónaco como destino turístico. Desde os seus primórdios, a prova destacou-se pela sua exigência e foi uma importante forma de testar as inovações automobilísticas. No entanto, a edição de 1966 foi muito controversa - os primeiros 4 classificados foram excluídos por supostas irregularidades nos carros - e a credibilidade da prova ficou afectada durante alguns anos.
O rali passou a integrar o WRC em 1973 e desde aí até 2008, foi a prova de abertura do campeonato. Como anteriormente referido, as variações das condições atmosféricas são uma das imagens de marca do rali e muitas vezes os pilotos deparam-se com piso seco, piso molhado, neve e gelo numa só etapa. Além disso, no itinerário da prova consta uma das mais famosas e exigentes classificativas do calendário mundial. A etapa liga Moulinet e La Bollène-Vésubie, tem mais de 23 km, e é composta por estradas estreitas e virtuosas, muitos ganchos à mistura, com a particularidade de passar no topo do Col de Turini, onde normalmente existe muita neve e/ou gelo.
Fonte: wrc.com
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