O finlandês Jari-Matti Latvala foi capaz de preservar a liderança do Rally da Suécia e soma assim o primeiro triunfo da época, depois de prematuramente ter abandonado na anterior prova. O 'chefe' de equipa da Ford fez um excelente rali, liderando-o na maior parte das classificativas, no entanto, ainda apanhou um valente susto na manhã deste domingo.
Latvala obteve a segunda vitória da sua carreira no rali sueco. |
Latvala, que ontem aumentou a diferença para a 2.ª posição, seguia com cerca de 23 segundos sobre Mikko Hirvonen, o único piloto que conseguiu acompanhar o ritmo do endiabrado finlandês. Mas, na antepenúltima especial da prova, Latvala furou e viu esfumar-se a vantagem que possuía, ficando apenas com 8 segundos sobre o compatriota quando faltavam duas classificativas para terminar o rali. Surgiu então o melhor de Latvala, que respondeu na especial seguinte ao vencer a mesma, arrebatando uma margem de manobra suficiente para triunfar na prova escandinava.
O compatriota, Mikko Hirvonen, teve que contentar-se com a 2.ª posição. |
Mas não foi só Latvala a ter um percalço na 22.ª especial de classificação. O seu companheiro de equipa, Petter Solberg, também furou e perdeu o 3.º lugar para Mads Ostberg, que estava a imprimir um forte ritmo, tendo mesmo ganho duas das seis classificativas desta manhã. Destaque para Evgeny Novikov, que terminou na 5.ª posição. Depois de um início de carreira atribulado, o russo está nesta temporada a demonstrar grande regularidade, justificando a aposta da M-Sport, equipa satélite da Ford.
Pior esteve Sébastien Loeb, uma vez que apenas obteve o 6.º lugar. O francês voltou a repetir o resultado da época transacta e não vence esta prova desde 2004, ano em que registou o único triunfo no rali sueco. Ainda assim, Loeb redimiu-se ao vencer a Power Stage, amealhando preciosos pontos na luta pelo título mundial. Aquém das expectativas esteve também Armindo Araújo, que terminou no 15.º lugar, ou seja, longe dos objectivos propostos pelo piloto português.
Classificação (após SS 24):
1.º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (Ford Fiesta RS), 3:18.28,3 horas (3.º Power Stage)
2.º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Citroën DS3), a 16,6 segundos
3.º Mads Ostberg / Jonas Andersson (Ford Fiesta RS), a 38,8
4.º Petter Solberg / Chris Patterson (Ford Fiesta RS), a 1.14,3 minutos (2.º Power Stage)
5.º Evgeny Novikov / Denis Giraudet (Ford Fiesta RS), a 2.41,4
6.º Sébastien Loeb / Daniel Elena (Citroën DS3), a 2.55,1 (1.º Power Stage)
7.º Henning Solberg / Ilka Minor (Ford Fiesta RS), a 3.49,5
8.º Patrick Sandell / Staffan Parmander (Mini Cooper WRC), a 5.08,9
9.º Martin Prokop / Zdenek Hruza (Ford Fiesta RS), a 5.30,0
10.º Eyvind Brynildsen / Cato Menkerud (Ford Fiesta RS), a 6.27,2
(...)
15.º Armindo Araújo / Miguel Ramalho (Mini Cooper WRC), a 13.00,9
Melhores Momentos:
Classificação Mundial de Pilotos:
1.º Sébastien Loeb (FRA), 39 Pontos
2.º Mikko Hirvonen (FIN), 32
3.º Petter Solberg (NOR), 29
4.º Jari-Matti Latvala (FIN), 26
5.º Evgeny Novikov (RUS), 21
(...)
14.º Armindo Araújo (POR), 1
Classificação Mundial de Construtores:
1.º Citroën Total WRT, 65 Pontos
2.º Ford WRT, 55
3.º M-Sport Ford WRT, 28
4.º Mini WRC Team, 26
5.º Qatar WRT, 8
(...)
8.º WRC Team Mini Portugal, 1
Fontes: wrc.com; best-of-rallylive.com
(actualizado a 13/02, às 14:24)
Sem comentários:
Enviar um comentário