sábado, junho 09, 2012

EURO'2012 (Fase de Grupos): Bombardeiro Gomez afunda Portugal


(Gomez 72')

Portugal saiu derrotado no primeiro jogo que disputou no Campeonato da Europa. A selecção das quinas, sem efectuar uma exibição brilhante, fez por merecer outro resultado, mas acabou por sucumbir com um cabeceamento mortífero do "bombardeiro" Mario Gomez.

Foi com muita tranquilidade que Portugal entrou em campo e com isso conquistou o respeito da Alemanha. É verdade que na primeira parte os germânicos jogaram mais dentro do meio-campo defensivo português, mas outra coisa não se esperava, tendo em conta o poderio das duas selecções. A ocupação de espaços por parte dos lusos foi cumprida de forma quase perfeita e com isso os alemães ficaram impedidos de construir jogo. Portugal, embora com menos posse de bola, tinha o jogo controlado e Rui Patrício raramente era incomodado porque a bola não rondava a área lusa.
O jogo em Lviv foi pautado pelo equilíbrio.
Do ponto de vista ofensivo, porém, faltava algum discernimento, com muitos passes falhados na hora de atacar. Foi, por isso, sem surpresa que o intervalo chegou com um empate a zero, embora Portugal tenha criado a melhor situação de golo mesmo a fechar o primeiro tempo, quando Pepe atirou à barra após um pontapé de canto.

Na segunda parte manteve-se tudo igual. O respeito entre as selecções era mútuo e o 0-0 parecia difícil de ser desfeito. E antes não tivesse sido, porque foi Mario Gomez, o temível "bombardeiro" alemão, que estabeleceu o resultado final de 1-0, dando razão à história que diz que a Alemanha nunca perdeu no primeiro jogo que fez num Europeu. Ao minuto 72, Müller fez chegar a bola ao avançado do Bayern Munique e este cabeceou sem hipótese de defesa para Rui Patrício. Estava feito o golo da Alemanha, para alívio de Joachim Löw e para desconsolo de Portugal, que se estava a portar tão bem e não merecia tão triste desfecho.
Gomez selou a vitória alemã com um cabeceamento perfeito.
Mas o futebol nem sempre é justo e Portugal ainda tentou mudar isso. Cristiano Ronaldo obrigou Neuer a uma grande defesa, Nani ainda levou a bola à barra e Silvestre Varela, depois de um bom trabalho de Nélson Oliveira, não teve a frieza necessária para colocar a bola no fundo da baliza da Alemanha. Merecia mais a selecção, sem dúvida. Portugal não mostrou ser inferior à Alemanha, mas, como é habitual, foram os germânicos que sorriram no fim.

ALEMANHA: Neuer, Boateng 69', Hummels, Badstuber 43', Lahm, Khedira, Schweinsteiger, Özil (Kroos 87'), Podolski, Müller (Bender 90'+3), Gomez (Klose 80').

PORTUGAL: Patrício, Pereira, Pepe, Alves, Coentrão 60', Veloso, Meireles (Varela 80'), Moutinho, Nani, Ronaldo, Postiga 13' (Oliveira 72').

CLASSIFICAÇÃO GRUPO B:
1.º Alemanha - 3 Pontos (1 GM / 0 GS)
2.º Dinamarca - 3 Pontos (1 / 0)
3.º Holanda - 0 Pontos (0 / 1)
4.º Portugal - 0 Pontos (0 / 1)

Jogos de amanhã (Grupo C):
Espanha x Itália (17H00)
Irlanda x Croácia (19H45)

Sem comentários: