FRANÇA
Ranking FIFA: 14.º
Alcunha: Les Bleus
Melhor prestação num EURO: Vencedora (1984 e 2000)
Participações em fases finais de um EURO: 9
Melhor marcador de sempre: Thierry Henry (51)
Melhor marcador em actividade: Karim Benzema (15)
Mais internacionalizações de sempre: Lilian Thuram (125)
Mais internacionalizações em actividade: Florent Malouda (77)
Seleccionador: Laurent Blanc
A França está presente pela sexta vez consecutiva na fase final da prova. A última edição em que esteve ausente foi a de 1988, ano em que não pôde defender o título conquistado quatro anos antes, em Paris, depois de ter derrotado a Espanha na final.
O segundo triunfo na competição surgiu no EURO'2000, ano em que a formação comandada por Roger Lemerre tornou-se na segunda selecção da história a acumular os títulos europeu e mundial, depois da Alemanha o ter feito em 1972 e 1974.
Mas tal não se revelou fácil, pois a meia-final, frente a Portugal, só foi resolvida por Zinédine Zidane no prolongamento, de penálti, ao passo que o encontro decisivo esteve quase perdido, quando um golo apontado por Sylvain Wiltord perto do fim permitiu empatar a partida com a Itália e abrir caminho ao “golo de ouro” de David Trezeguet.
Os “bleus”, contudo, não conseguiram ganhar nenhum dos derradeiros quatro jogos realizados em fases finais de um EURO. Depois de serem eliminados pela Grécia em 2004, os franceses empataram com a Bélgica (0-0), perderam com a Holanda (4-1) e com a Itália (2-0) na Áustria e Suíça.
BICAMPEÃ. A França já venceu esta competição por duas vezes, primeiro em 1984, depois em 2000. Em ambas as ocasiões, os bleus eliminaram Portugal nas meias-finais. |
Agora, com Laurent Blanc no comando, a equipa pareceu estar de volta ao bom caminho, mas não deixou de ter alguns sustos no apuramento, até mesmo no último jogo da fase de qualificação, frente à Bósnia e Herzegovina. Os bicampeões europeus precisaram de um penálti, ao cair do pano, apontado por Samir Nasri, para garantir o empate (1-1) com os bósnios, conseguindo assim o triunfo no Grupo D. Os comandados de Laurent Blanc passaram boa parte do apuramento no topo, apesar da surpreendente derrota caseira frente à Bielorrússia no encontro inicial.
Nomeado na sequência do desempenho muito negativo no Mundial de 2010, Blanc estreou-se com uma derrota num amigável na Noruega, a que se seguiu o jogo com os bielorrussos. Mas, desde então, a França nunca mais perdeu e, no caminho, até venceu, em jogos particulares, selecções do nível de Inglaterra, Alemanha e do Brasil. Conta 21 partidas sem derrotas, está ainda a alguma distância do recorde de 30, conseguido na década de 1990.
LISTA DE CONVOCADOS:
BLANC. O seleccionador gaulês assumiu o cargo após um Mundial'2010 paupérrimo da França e soma 21 partidas consecutivas (particulares incluídos) sem derrotas. |
1. H. Lloris (Lyon)
16. S. Mandanda (Marselha)
23. C. Carrasso (Bordéus)
2. M. Debuchy (Lille)
3. P. Evra (Man. United)
4. A. Rami (Valencia)
5. P. Mexès (AC Milan)
13. A. Réveillère (Lyon)
21. L. Koscielny (Arsenal)
22. G. Clichy (Man. City)
MÉDIOS:
6. Y. Cabaye (Newcastle)
ESTRELA. Um dos principais destaques na conquista da liga espanhola por parte do Real Madrid, Benzema foi o jogador francês com mais golos apontados no apuramento (3). |
12. B. Matuidi (Paris SG)
15. F. Malouda (Chelsea)
17. Y. M’Vila (Rennes)
18. A. Diarra (Marselha)
19. M. Martin (Sochaux)
AVANÇADOS:
7. F. Ribéry (Bayern Munique)
8. M. Valbuena (Marselha)
9. O. Giroud (Montpellier)
10. K. Benzema (Real Madrid)
14. J. Ménez (Paris SG)
20. H. Ben Arfa (Newcastle)
EQUIPA BASE (4x2x1x3):
1. Lloris
2. Debuchy 4. Rami 5. Mexés 3. Evra
18. Diarra 6. Cabaye
11. Nasri
14. Ménez 10. Benzema 7. Ribéry
Fonte: uefa.com
Sem comentários:
Enviar um comentário