terça-feira, setembro 11, 2012

US Open (Dia 15): Murray acaba com jejum britânico


RESULTADOS ATP - FINAL:
Andy Murray (GBR/3) - Novak Djokovic (SER/2), 7-6, 7-5, 2-6, 3-6 e 6-2

O tenista britânico Andy Murray sagrou-se campeão do US Open ao bater na final, discutida esta segunda-feira, o sérvio Novak Djokovic pelos parciais de 7-6 (12/10), 7-5, 2-6, 3-6 e 6-2, num encontro que durou quase cinco horas. Conseguiu assim o seu primeiro título em provas do Grand Slam.

Frente a frente dois tenistas com o objectivo de ganhar o último torneio Major do ano. Djokovic, campeão em título à procura de fazer a dobradinha, e Murray, a tentar ganhar o seu primeiro título de Grand Slam da carreira. O histórico de encontros entre os dois tenistas era favorável a Djokovic, mas isso não impediu Murray de entrar a todo o gás. No primeiro set, o número 3 do mundo esteve sob pressão mas soube aguentar as investidas de 'Djoko' e fechar o parcial no tie-break por 12-10.
Djokovic foi incapaz de revalidar o título no US Open.
No segundo set, Djokovic voltou a sentir grandes dificuldades para controlar um adversário que começava a ganhar muita confiança. Embalado, Murray arrancou bem o segundo parcial, quebrou duas vezes o serviço de Djokovic e chegou a estar a vencer por 4-0. No entanto, o sérvio reagiu e empatou a 5. No momento decisivo do set, o britânico conseguiu um break para fechar em 7-5.

Djokovic não se deu por vencido e reagiu no terceiro parcial. Aproveitou a diminuição do vento em Flushing Meadows e o aumento dos erros não forçados de Murray para conseguir dois breaks. O sérvio respondia com eficácia aos ataques do britânico, arriscava mais procurando de forma agressiva os winners.

Uma fórmula que teve êxito e que lhe permitiu fechar o terceiro set em 6-2. Djokovic precisava de ganhar o quarto parcial para manter-se na luta pelo US Open e foi precisamente o que fez, ao impor-se por 6-3 para desespero do seu rival, que via uma vantagem de dois parciais esfumar-se.
O britânico conquistou, finalmente, o primeiro Grand Slam da carreira.
A decisão do torneio seria jogada num quinto e derradeiro set. Logo no início do parcial, quando parecia que Murray estava fadado a viver uma reviravolta do seu adversário, acabou por conquistar um break decisivo. Djokovic não conseguiu responder e o número 3 do mundo fechou o set em 6-2, entrando de vez para a história do ténis ao conquistar o seu primeiro título de Grand Slam da carreira. Depois de conquistar o ouro olímpico, Andy Murray é o primeiro britânico a vencer um torneio Major depois de Fred Perry, em 1936, terminando um jejum que durava há 76 anos.

ÚLTIMOS DEZ VENCEDORES:
2003 - Andy Roddick (EUA)
2004 - Roger Federer (SUI)
2005 - Roger Federer (SUI)
2006 - Roger Federer (SUI)
2007 - Roger Federer (SUI)
2008 - Roger Federer (SUI)
2009 - Juan Martin del Potro (ARG)
2010 - Rafael Nadal (ESP)
2011 - Novak Djokovic (SER)
2012 - Andy Murray (GBR)

Fontes: eurosport.ptusopen.org

Sem comentários: