segunda-feira, janeiro 17, 2011

Liga Zon Sagres - Análise à 1ª Volta


Golos Marcados / Melhor Marcador


Nos primeiros 15 jogos da Liga Zon Sagres foram marcados 292 golos, mais 14 em relação a igual período da época transacta. Hulk destacou-se como o melhor marcador na primeira metade da competição. O avançado brasileiro do FC Porto está a realizar a melhor época em Portugal e tem uma média impressionante de 1 golo por jogo (o jogador azul e branco falhou um jogo no campeonato, ou seja, contabilizava 14 jogos no fecho da primeira volta). Neste capítulo, destaque ainda para a boa prestação de Carlão (que já não milita na equipa leiriense) e João Tomás, ambos com 9 golos.

Guarda-Redes (minutos sem sofrer)


Rafael Bracali foi o guarda-redes que mais tempo teve sem sofrer golos. O guardião do Nacional teve 256 minutos (2,84 jogos) com a baliza inviolável. De salientar que Roberto (Benfica) foi o guarda-redes dos "grandes" que mais tempo aguentou sem permitir golos, contabilizando 109 minutos imbatível.

Cartões


Dois jogadores do Portimonense lideram o ranking dos mais indisciplinados. Di Fábio e Jumisse, respectivamente com 8 e 7 cartões, não deram hipóteses à concorrência, com o facto curioso de todos eles serem cartolinas amarelas. Maxi Pereira (Benfica), foi quem mais se destacou nas equipas do topo da tabela, com 6 cartões.

Nacionalidades


O campeonato português bem podia ter outro nome, dada a escassez de jogadores de nacionalidade portuguesa. Fica patente a pouca aposta em jogadores "da casa" por parte da maioria dos clubes de Portugal. 


Para os 46,99% de jogadores portugueses, em muito contribui o Paços de Ferreira, clube que conta com 21 elementos nascidos no nosso país. No outro lado, o Benfica é o emblema com mais estrangeiros, contabilizando 9 jogadores "internacionais". Realce para a nacionalidade brasileira, clara dominadora das outras nacionalidades na Liga Zon Sagres, já que 147 jogadores nasceram na terra do samba. Factos que dão que pensar.

Sem comentários: