domingo, janeiro 16, 2011

Liga Zon Sagres - Jornada 16

Resultados 16ª Jornada (Domingo)
  • Nacional 1 - 0 Rio Ave
  • V. Setúbal 2 - 4 Marítimo
  • U. Leira 0 - 3 Beira-Mar
  • FC Porto 3 - 1 Naval
  • Académica 0 - 1 Benfica
O Nacional venceu, no Estádio da Madeira, o Rio Ave por uma bola a zero. O jogo foi fraco, especialmente na primeira parte, onde as situações de golo foram praticamente nulas. No segundo tempo, Jokanovic mexeu na equipa e viria a obter resultados práticos no minuto 73', quando Diego Barcellos inaugurou o marcador, após uma excelente jogada do recém-entrado Márcio Madeira, que fez a sua estreia na Liga. Os vila-condenses tentaram responder, mas sem nunca criar ocasiões de apuro para a defesa madeirense. Triunfo justo, da equipa que mais procurou obter os três pontos.


O Marítimo foi ao Bonfim, bater a equipa da casa por 2-4. Os sadinos foram superiores na primeira metade, onde criaram várias situações de golo, mas os insulares, com extrema eficácia, foram os primeiros a abrir o marcador, quando Sidnei marcou aos 26'. O Setúbal reagiu e empatou através de Pitbull no minuto 36', devolvendo a justiça ao resultado. Na segunda parte, os madeirenses voltaram a adiantar-se, com Baba a marcar aos 54' e 59', aproveitando a apatia dos homens da casa. João Guilherme aumentou a vantagem verde-rubra decorria o minuto 74'. Cláudio Pitbull voltou a marcar aos 84', mas já sem conseguir inverter o resultado. O triunfo maritimista é justo, já que o clube do Almirante Reis foi sempre muito organizado e soube aproveitar as situações que dispôs durante a partida.

Em Leiria, o sensacional Beira-Mar venceu os locais por claros 0-3. O conjunto de Leonardo Jardim foi sempre a melhor equipa, triunfando com plena justiça. Os auri-negros adiantaram-se no minuto 16' através de Ronny e a partir daí geriram na perfeição o resultado e até ampliaram-no, com golos de Artur (75') e Wang (88'). O U. Leiria sentiu muitas dificuldades no sector ofensivo e nunca criaram grandes ocasiões para marcar.

O FC Porto confirmou o favoritismo e ganhou a Naval por 3-1. A equipa figueirense entrou muito organizada e os azuis e brancos sentiram dificuldades para chegar à vantagem, que apenas conseguiram no minuto 44' através de Falcão, de regresso à competição após uma longa paragem. Aos 45', o Porto praticamente arrumou o jogo com novo golo, desta vez de Hulk. Já no segundo tempo, a equipa da casa entrou com o mesmo ritmo e Hulk voltou a marcar aos 53', facturando o 16º golo no campeonato. Até ao fim o domínio foi dos dragões, mas a Naval viria a reduzir o marcador através de Gomis, de penálti, aos 88', prémio justo para o conjunto da Figueira da Foz.


No fecho da jornada, polémica em Coimbra. Elmano Santos e a sua equipa, voltaram a ser as principais figuras do jogo, com uma péssima arbitragem do trio liderado pelo madeirense. Foras-de-jogo, penáltis por assinalar e uma expulsão, tudo na primeira parte do encontro. Como é que estes senhores continuam a apitar jogos decisivos?! Quanto ao jogo, foi desde sempre dominado pelo Benfica e a vitória, embora sofrida, não sofre qualquer tipo de contestação. Os encarnados entraram fortes e aos 19' chegaram à vantagem através de um golo a meias entre Cardozo e Saviola (o último estava em fora-de-jogo, logo deveria ter sido anulado). Aos 35', ficou por assinalar um penálti a favor do clube da Luz, a castigar uma falta sobre Fábio Coentrão (o árbitro mostrou amarelo por simulação). Logo depois, Pape Sow foi expulso por uma entrada dura sobre Cardozo. No segundo tempo, a Académica tentou reagir, ainda criou alguns calafrios à defesa benfiquista, mas o resultado não se alterou. O Benfica geriu a vantagem e ainda pode queixar-se de uma nova grande penalidade não assinalada. No fim, Coentrão foi expulso por acumulação de amarelos. Vitória justa da melhor equipa em campo.


Classificação após a 16ª Jornada:

Sem comentários: