domingo, abril 03, 2011

FC Porto campeão apaga o Estádio da Luz

O FC Porto acaba de se sagrar campeão em pleno Estádio da Luz, repetindo a proeza que havia apenas acontecido em 1939/40. Este é o 25.º título de campeão azul e branco, 7.º na última década. Com apenas 33 anos, 3 meses e 19 dias, André Villas-Boas, timoneiro dos dragões, é o 3.º técnico mais jovem de sempre a vencer o campeonato, atrás de Miguel Siska (FC Porto 1938/39) e Juca (Sporting 1962/63).


Em jogo de emoções, Benfica e FC Porto apresentaram-se no Estádio da Luz com vontade de vencer, e desde cedo se percebeu que seria um encontro de faísca, mas os dragões foram melhores e levaram o título para o norte (novamente). Durante largos momentos, os jogadores encarnados mostraram-se nervosos e o minuto 9 é exemplo disso: Javi García demora uma eternidade a livrar-se da bola em zona de perigo, Freddy Guarín adianta-se e chuta sem ângulo para o golo, valeu Roberto, que fez o favor ao colombiano de colocar a bola dentro da baliza.


Aos 17', Franco Jara cai na área portista, e Duarte Gomes não teve qualquer pejo em assinalar grande penalidade por infracção de Otamendi. Seria Javier Saviola a assinar o tento do empate, o Benfica respirava agora melhor, tínhamos jogo. O reverso da medalha chegaria aos 26'. Penálti assinalado após Falcao seguir isolado na área encarnada e Roberto, na tentativa de fazer a mancha, acaba por derrubar El Tigre. O suspeito do costume, Hulk, encarregou-se de dar novamente a vantagem aos dragões.


Na segunda metade, o triângulo do meio-campo portista (Fernando, Guarín e Moutinho) dominava as operações, enquanto que Airton, adaptado a lateral direito, lesionou-se e obrigou Jorge Jesus a esgotar as substituições aos 61', tornando mais negro o cenário benfiquista. A expulsão de Otamendi aos 69' fez renascer as esperanças, ainda assim não o suficiente para evitar a festa do título azul e branco. No fim o FC Porto pôde finalmente festejar. As instalações eléctricas da Luz desligaram-se (Jesus garante que não é "electricista"), e o sistema de rega foi accionado, mas ninguém parou ainda o campeão, quando faltam 5 jornadas para o fim da Liga.

CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS:
Benfica: Roberto, Airton (Jardel 61'), Luisão, Sidnei, Coentrão, García, Aimar (Peixoto 46'), Salvio, Gaitán, Jara (Cardozo 46') e Saviola.

FC Porto: Helton, Fucile, Rolando, Otamendi, Alvaro, Fernando, Guarín (C. Rodríguez 82'), Moutinho, Hulk, Varela (Belluschi 73') e Falcao (Maicon 73').

Sem comentários: