sexta-feira, abril 15, 2011

Liga Zon Sagres - Antevisão da Jornada 27


A jornada 27 abre na cidade de Coimbra, com a Académica a receber o V. Setúbal. Separados por apenas 1 ponto, os dois clubes tentam assegurar em definitivo a manutenção. Na última jornada, os estudantes saíram vergados a uma esperada derrota em Alvalade, enquanto que os sadinos efectuaram a melhor exibição da época, coroada com uma goleada. Espera-se um jogo disputado, onde não existem favoritos à partida.

No Sábado, dois jogos: no primeiro, o P. Ferreira desloca-se ao Algarve para defrontar o Olhanense. A equipa da casa soma 7 jogos sem vencer e encontra-se agora em maus lençóis. O conjunto da capital do móvel não fez muito melhor e pese embora esteja num confortável 8.º lugar, tem já 4 derrotas consecutivas. Os dois emblemas tentam agora quebrar o ciclo negativo que atravessam e este encontro assume um carácter decisivo para os algarvios, já que os lugares de despromoção estão ali mesmo à vista.

Vitória e Marítimo encontram-se na cidade berço, num jogo que se prevê muito equilibrado. O conjunto de Guimarães obteve uma derrota desapontante no derby minhoto, não conseguindo chegar aos lugares cimeiros. No outro lado, os verde-rubros interromperam um ciclo vitorioso, depois de um empate com o rival da Choupana. As duas equipas estão separadas por 2 pontos e uma vitória abre excelentes perspectivas na classificação, especialmente para os insulares, uma vez que os lugares europeus ainda estão bem próximos.

Já no Domingo, o Rio Ave recebe a Naval. Depois de uma goleada histórica, os vila-condenses estão fortemente moralizados, além de agora estarem bem colados ao pelotão europeu. A Naval surge também com a moral em alta, depois de bater o Benfica e assim manter a esperança da manutenção bem viva. O favoritismo recai para os homens da casa, ainda assim, a equipa da Figueira promete luta até ao fim.


Em Leiria, a equipa local recebe o Portimonense. A União não vence há 7 jornadas, tendo como consequência uma descida abrupta na classificação. Os homens orientados por Caixinha, depois de efectuarem uma excelente primeira volta, claramente perderam o gás e disseram adeus ao objectivo europeu, que outrora estava bem presente. A equipa do Algarve, embora tenha melhorado o seu rendimento, está a 8 pontos da manutenção, cenário negro e muito díficil de inverter. Sem nada a perder, aguarda-se um encontro aberto, com os dois conjuntos à procura do triunfo.

Na Luz, o Benfica procura reacender a chama interna, depois de duas derrotas consecutivas. Pela frente encontram um Beira-Mar que rapidamente assegurou o seu principal objectivo e que agora procura alcançar a melhor classificação possível. Os encarnados são logicamente favoritos ao triunfo, contudo, o conjunto aveirense já demonstrou ter qualidade suficiente para incomodar qualquer adversário.

FC Porto e Sporting encontram-se no Dragão para o jogo da jornada. O líder e virtual campeão nacional segue em busca da invencibilidade no campeonato, enquanto que os leões continuam numa luta acérrima pelo 3.º lugar. Os azuis e brancos são os principais candidatos a obter os três pontos, embora, por se tratar de um clássico, tudo possa acontecer.

O Nacional recebe o Sp. Braga, no jogo que encerra a 27.ª jornada. A equipa da Choupana está num brilhante 5.º posto, ainda que fortemente ameaçado por vários adversários, e certamente tentará manter a posição, de forma a garantir a presença nas competições europeias da próxima época. Mas pela frente encontram um adversário que está na sua melhor fase da época. Os minhotos efectuaram uma excelente recuperação na tabela, somam 5 vitórias consecutivas, resultando na ascensão ao pódio. Sem favoritos, o jogo promete ser muito disputado.

Sem comentários: