segunda-feira, maio 23, 2011

Liga Zon Sagres - Análise #1


GOLOS MARCADOS / MELHOR MARCADOR
Hulk foi o homem-golo do campeonato português. O avançado ao serviço do FC Porto contabilizou 23 golos em 26 jogos, tendo uma média de 0,88 golos por jogo, na que foi a melhor época de sempre do brasileiro em Portugal. O companheiro de equipa e artilheiro máximo na Liga Europa, Radamel Falcao, ficou no segundo posto, em exequo com o português João Tomás, ambos com 16 golos apontados. No entanto, o portista apenas realizou 22 jogos, enquanto que o avançado do Rio Ave marcou presença em 26 encontros.


Foram apontados 584 golos, com média de 2,43 por jogo e 19,47 por jornada. No entanto existe uma diminuição significativa no número de golos em relação à época transacta, onde foram marcados 601 golos, mais 17 do que neste ano. 

GUARDA-REDES (MINUTOS SEM SOFRER)
Nilson foi o guarda-redes que mais tempo teve sem sofrer golos, contabilizando 185 minutos com a baliza inviolável. O veterano jogador do Guimarães ficou à frente do alvinegro Bracalli, segundo nesta lista, e também de Rui Patrício, que teve 125 minutos sem sofrer qualquer golo.


CARTÕES
Na tabela de mais indisciplinados lidera Ney Santos, jogador do V. Setúbal, com o número assombroso de 14 cartões (12 amarelos, 2 duplos amarelos). Pedro Silva, que esteve ao serviço do Portimonense por empréstimo do Sporting, conseguiu destacar-se na 2.ª posição com 12 cartões recebidos (9 amarelos, 2 duplos amarelos e 1 vermelho). Maxi Pereira, com 11 cartolinas, foi o mais indisciplinado dos primeiros 3 classificados. 

NACIONALIDADES
Mesmo depois da habitual movimentação de jogadores no mercado de Inverno, os números deste ponto não sofreram grandes alterações em relação à 1.ª volta do campeonato. A pouca aposta nas "jóias nacionais" manteve-se, enquanto que houve um ligeiro aumento na nacionalidade brasileira.


O Paços de Ferreira foi claramente a equipa mais portuguesa de Portugal, com 22 jogadores nascidos na terra de Camões. No outro lado, o Benfica manteve-se como o clube com mais estrangeiros, contabilizando 8 jogadores "internacionais".

Fonte: lpfp.pt

Sem comentários: