terça-feira, maio 24, 2011

Ténis: Roland Garros 2011


A Liga Tahiti inicia uma nova rubrica, desta vez com o ténis como grande destaque, numa altura em que se disputa o segundo dos 4 Grand Slam (por ordem de realização, Open da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open). Depois do Open da Austrália, ganho por Novak Djokovic, iniciou-se no Domingo o prestigiado Roland Garros, torneio disputado em solo parisiense. 

A luta entre Rafael Nadal e Djokovic está ao rubro, com o sérvio a atravessar a melhor forma desde que iniciou a carreira. 39 vitórias consecutivas desde Dezembro de 2010, é o número impressionante de Djokovic, que este ano já venceu o Open de Madrid e Roma, além do Open da Austrália, como referido anteriormente. O jogador sérvio pode em Roland Garros estabelecer um novo recorde, que neste momento pertence ao mítico John McEnroe, que esteve 42 encontros consecutivos a vencer no ano de 1984. 

A luta pelo 1.º lugar do ranking ATP está ao rubro.
No entanto, o n.º 1 do Mundo não é um osso fácil de roer. A já conhecida combatividade do espanhol permite-lhe continuar a ocupar a posição máxima do ranking ATP, com sucessivas presenças nas finais dos principais torneios, tendo como expoente máximo a vitória no Open de Barcelona. Já o suíço Roger Federer, actual n.º 3,  embora continue a "espalhar" classe, atravessa um mau momento de forma e ainda não conseguiu qualquer triunfo neste ano.

Destaque ainda para a presença neste torneio dos portugueses Frederico Gil e Rui Machado, que no entanto já foram eliminados da competição. Ambos "caíram" na 1.ª ronda diante de Marcos Baghdatis e Julien Benneteau, respectivamente.

A n.º 1 mundial é a principal candidata a triunfar.
Nas senhoras, Caroline Wozniacki continua a liderar o ranking WTA e é uma das principais candidatas a triunfar em Paris. Sem as irmãs Serena e Venus Williams a incomodar, a dinamarquesa tem revelado uma grande consistência, com vários bons resultados neste ano que lhe permitem segurar a posição. Como grande rival neste torneio, apresenta-se Kim Clijters, antiga n.º 1 mundial e que recentemente regressou à competição. Além da belga, Maria Sharapova e Francesca Schiavone, actual detentora do torneio de Paris, são nomes a considerar na disputa final. 

Continuaremos a seguir diariamente o principal torneio de terra batida, sempre com destaque para os principais encontros dos courts franceses. Fiquem por aí para acompanhar o melhor ténis mundial.

Sem comentários: