Para finalizar a análise da Liga Zon Sagres 2010/11, iremos comparar alguns dos pontos relevantes desta temporada com a época transacta.
CLASSIFICAÇÃO
No que diz respeito à classificação, existe uma diferença substancial nas pontuações dos últimos dois campeões nacionais. O FC Porto, que venceu nesta temporada, alcançou 84 pontos, contra 76 do Benfica da época 2009/10. Este facto só demonstra a grande superioridade dos dragões nesta edição da Liga, tornando-se mais evidente ao analisar a diferença de pontos para o 2.º classificado. Os encarnados venceram com 5 pontos de vantagem sobre o Sp. Braga, enquanto o FC Porto arrebatou o título com 21 pontos sobre, precisamente, o anterior campeão. Esta pontuação dos azuis e brancos é a melhor desde a época 2002/03, quando o FC Porto de José Mourinho venceu o campeonato com 86 pontos.
Já no fundo da tabela, é notório que houve um maior desequilíbrio entre as equipas despromovidas e o restante pelotão. Embora tenham terminado com mais pontos do que Belenenses e Leixões, os clubes que desceram na temporada 2009/10, Portimonense e Naval terminaram a 5 e 7 pontos, respectivamente, da salvação. Já na época anterior, os azuis do Restelo ficaram a míseros 2 pontos de garantir a permanência.
GERAL
Como anteriormente referido, tendo em conta a edição anterior, houve um decréscimo no número de golos apontados. Este ano as redes abanaram 584 vezes, contra os 601 golos da temporada transacta. Para tal, em muito contribuiu a falta de pontaria de Óscar Cardozo e Radamel Falcao. O paraguaio marcou 12 golos neste ano, contra os 26 da temporada anterior, quando foi o melhor marcador do campeonato; já o avançado do FC Porto contabilizou 16 golos, enquanto facturou 25 vezes na edição 2009/10.
No que toca à disciplina, houve um claro aumento no número de cartões. Quando comparado com o ano anterior, foram exibidos mais 102 cartões amarelos e mais 16 cartolinas vermelhas. O V. Setúbal arrecadou 94 cartões nesta temporada, valendo-lhe assim o prémio do clube mais indisciplinado.
Houve também um decréscimo no número de espectadores que deslocaram-se aos estádios. A crise financeira, junto com as más épocas de Benfica e Sporting, dois dos principais clubes da Liga, afastaram 196.618 adeptos dos palcos portugueses. Ainda assim, a média de espectadores por jogo não sofreu grandes alterações, embora seja de salientar que é um número muito baixo quando comparado com outros campeonatos europeus.
Fonte: lpfp.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário