quarta-feira, maio 04, 2011

WRC: Rally d'Italia Sardegna


Ronda 5 - Maio, 5 a 8:
  • Categorias - WRC, SWRC, WRC Academy
  • Superfície - Gravilha (Terra)
  • Vencedor Anterior - Jari-Matti Latvala (2009)
  • Website - www.rallyitaliasardegna.com
Itália regressa ao WRC depois de estar ausente do calendário de 2010, com a ilha de Sardenha novamente a estar no centro de todas as atenções. A organização aproveitou o ano de interregno para ajustar alguns pormenores, agora é a região de Oristano, uma província localizada no oeste da ilha, a acolher o primeiro dia do rally. 


Classificativas desafiantes e de distintas naturezas, são as notas predominantes na Sardenha. Embora sejam rápidas e estreitas, o terreno é uma mistura de zonas planas com zonas "ondulantes", sempre através de bosques, com passagens em riachos e espectaculares "saltos" que aparecem com frequência. Normalmente a superfície é dura, com muitas pedras à mistura, com as trajectórias a ficarem definidas após a primeira passagem. No entanto, algumas partes do percurso possuem um terreno mais suave que pode ser propenso a muitos danos, especialmente se a chuva se fizer sentir.

Como a maioria dos ralis no piso de terra, a posição de partida para a estrada pode ser decisiva, devido aos primeiros carros limparem toda pedra, formando assim uma trajectória limpa. Além disso, as frequentes nuvens de pó podem constituir outro obstáculo. Como exemplo temos a vitória em 2009 de Jari-Matti Latvala, que aproveitou o atraso de todos os outros pilotos, que sofriam com o imenso pó que pairava nas classificativas.


Como referido anteriormente, a região de Oristano fará a sua estreia no percurso desta prova, ainda assim, o Rally de Itália mantém a sua base na cidade portuária de Olbia. O parque de assistência e a sede da organização estão localizados nesta cidade, além de receber a tradicional cerimónia de abertura do rally. Após a visita a Oristano na 1.ª etapa, a prova segue para as regiões em torno dos distritos de Monti, Ala dei Sardi e Buddaso, a sul de Olbia, que acolhem o 2.º dia de prova. A última etapa ocorre na zona a norte da cidade base, com a região de Gallura a receber a Power Stage.

Outra das novidades para a edição deste ano é uma nova pequena área de assistência, localizada em Siamanna. Além disso, a Super Especial que marca o ínicio do rally ocorrerá agora junto à orla costeira de Olbia, que com certeza irá dar outro esplendor à prova de Itália.

fonte: wrc.com

Sem comentários: