Shakhtar Donetsk 0 x 2 FC Porto (Hulk 79', Rat 90' a.g.)
O campeão nacional saiu da Ucrânia com a segunda vitória nesta fase de grupos da liga milionária. Triunfo suado, com muita sorte à mistura, mas que mantém o sonho da qualificação bem vivo. Em Donetsk, Hulk (finalmente) voltou a ser decisivo e o Porto voltou às vitórias, depois de muito sofrimento, especialmente na primeira parte, onde o Shakhtar atirou uma bola ao ferro da baliza portista. Agora 'basta' vencer o Zenit, na última jornada, para carimbar o passaporte para os oitavos de final. O conjunto russo empatou em São Petersburgo com o APOEL, resultado que selou o histórico e surpreendente apuramento da equipa cipriota para a próxima fase.
O primeiro tempo do encontro entre ucranianos e portugueses foi, como anteriormente referido, muito complicado para as hostes portistas. Além do lance protagonizado por Luiz Adriano - atirou ao poste, decorria o minuto 19 -, o Shakhtar possuiu outras boas ocasiões para inaugurar o marcador, fruto de uma forte pressão sobre a intraquila defesa azul e branca, a mesma que alinhou no desastre de Coimbra.
Dragões triunfam na Ucrânia e continuam na luta pela qualificação. |
Vítor Pereira não mexeu no sector mais recuado da equipa, mas colocou Steven Defour no meio-campo e, com alguma surpresa, Djalma na 'troika' de ataque. O FC Porto raramente incomodou Rybka, contabilizando apenas um lance perigoso, saído dos pés de Hulk, ainda nos primeiros 5 minutos do encontro. No entanto, a formação da Invicta surgiu com outro espírito na etapa complementar. Mais confiante, o campeão nacional controlou os acontecimentos e, pese embora as escassas ocasiões de golo, não permitiu que os ucranianos se aproximassem com perigo à baliza de Helton.
Contudo, o Shakhtar esteve perto de chegar ao golo quando, aos 73', Fernandinho rematou à entrada da área, com a bola a bater em Otamendi e quase a enganar o guardião brasileiro, que ainda assim conseguiu desviar a bola para o poste com uma brilhante defesa. Como dita uma das velhas máximas do futebol, quem não marca, sofre. Seis minutos depois, um excelente passe de João Moutinho isolou Hulk e o 'Incrível' não perdoou, inaugurando o marcador no Donbass Arena. Já no último minuto do encontro, um autogolo de Rat, após um remate de Maicon, selou o resultado final, que deixa os dragões a uma vitória do apuramento. O Shakhtar, esse, disse adeus às competições europeias.
Outros Resultados:
Grupo G - Zenit 0 x 0 APOEL
Grupo E - Valencia 7 x 0 Genk (Jonas 10', Soldado 13', 35', e 39', Pablo Hernández 68', Aduriz 70', Costa 81')
Grupo E - Bayer Leverkusen 2 x 1 Chelsea (Derdiyok 73', Friedrich 90'+1'; Drogba 48')
Grupo F - Marselha 0 x 1 Olympiacos (Fetfatzidis 82')
Grupo F - Arsenal 2 x 1 Borussia Dortmund (Van Persie 49' e 86'; Kagawa 90'+2')
Grupo H - BATE Borisov 0 x 1 Viktoria Plzeñ (Bakos 42')
Grupo H - AC Milan 2 x 3 Barcelona (Ibrahimovic 20', Boateng 54'; Van Bommel 14' a.g., Messi 31' p, Xavi Hernández 63')
Classificação Grupo G (após 5.ª jornada):
Próxima Jornada (Grupo G):
FC Porto x Zenit (6 de Dezembro, 19:45)APOEL x Shakhtar Donetsk (6 de Dezembro, 19:45)
Fonte: uefa.com
(actualizado às 23:30)
Sem comentários:
Enviar um comentário