quarta-feira, novembro 30, 2011

Liga Europa (Grupo H): Guerreiros do Minho seguem em frente


SC Braga 1 x 0 Birmingham (Hugo Viana 51') 
O Sp. Braga garantiu o apuramento para os 16 avos-de-final, ao bater os ingleses do Birmingham por 1-0 no Estádio AXA. Hugo Viana, com muita sorte à mistura, marcou o único golo da noite, mas nem foi o médio o grande responsável pelo triunfo, visto que na baliza minhota esteve um guarda-redes absolutamente decisivo. Quim, no alto dos seus 36 anos, brilhou a grande nível quando defendeu uma grande penalidade ainda nos primeiros 15 minutos do encontro, assumindo-se como uma das grandes figuras do conjunto bracarense. 

Foi um jogo muito complicado para as hostes minhotas. Ao contrário do que Leonardo Jardim esperava, o Birmingham entrou com tudo no encontro, assumindo o controlo do jogo e criando vários calafrios à defesa da casa. Logo no primeiro minuto, os britânicos reclamaram penálti por mão na bola de Elderson, que  a equipa de arbitragem não entendeu assinalar. O nigeriano sentiu muitas dificuldades para travar o rapidíssimo Burke, num duelo particular, que o escocês levou quase sempre a melhor. Aos 10 minutos, Ewerton agarrou o adversário na grande área minhota, depois de ter o lance controlado, e desta vez o árbitro da partida não teve quaisquer dúvidas em assinalar grande penalidade, mas Quim defendeu com grande mérito o remate de Zigic.

Hugo Viana marcou o golo que decidiu o encontro.
A equipa que milita na 2.ª divisão inglesa não se ficou por aí e criou mais duas situações de grande apuro, sempre com excelentes respostas do experiente guarda-redes luso. Os bracarenses apenas começaram a controlar os acontecimentos a partir da meia hora de jogo, ainda assim sem criar qualquer situação de golo. No entanto, o Braga, com mais velocidade e objectividade, entrou bem melhor no segundo tempo e aos 51 minutos surgiu o lance que definiu o encontro. Hugo Viana rematou de fora da área, a bola desviou em Davis e atraiçoou o guardião britânico, que nada pôde fazer para evitar o golo minhoto.

Estava feito o mais difícil e a partir desse momento os bracarenses dominaram todo o encontro. Mesmo com um pressing final do Birmingham, as melhores oportunidades pertenceram à equipa da casa, com especial evidência para o lance ocorrido aos 81 minutos: primeiro Lima, isolado, permitiu a defesa de Myhill e na recarga, Paulo César atirou por cima da baliza, desperdiçando assim uma soberana oportunidade para aumentar a vantagem. O Braga segurou o resultado, que lhe garantiu a qualificação para a próxima fase. 

Após a 5.ª jornada, os minhotos partilham a liderança com o Club Brugge, que curiosamente ainda não tem o apuramento garantido, devido ao confronto directo com o Birmingham. Os belgas efectuaram uma brilhante recuperação na Eslovénia, frente ao Maribor, conseguindo triunfar por 3-4 após uma desvantagem de 3-0, e assim deixam tudo para decidir na última jornada do grupo H.

Grupo H:
NK Maribor 3 x 4 Club Brugge (Volas 11' e 68', Donk 51' a.g.; Dirar 74' e 77', Akpala 82', Donk 90')

Classificação (após 5.ª jornada):
Próxima Jornada:
Club Brugge x SC Braga (15 de Dezembro, 20:05)
Birmingham x NK Maribor (15 de Dezembro, 20:05)

(actualizado a 01/12, às 13:44)

Sem comentários: