Ronda 13 - Novembro, 10 a 13
- Categorias: WRC, PWRC, WRC Academy
- Região: Cardiff (País de Gales)
- Superfície: Terra
- Vencedor Anterior: Sébastien Loeb (2010)
- Website Oficial: http://www.walesrallygb.com/
A 13.ª e última ronda do WRC decide o novo campeão do Mundo. Sébastien Loeb e Mikko Hirvonen, tal como em 2009, disputam o título, numa altura em que apenas 8 pontos os separam, com vantagem para o piloto da Citroën. Há dois anos, a distância era mais curta (1 ponto) e foi o francês a levar a melhor, depois de triunfar pela segunda vez consecutiva no País de Gales - na temporada transacta somou o 3.º triunfo. Será Hirvonen capaz de quebrar a hegemonia de Loeb no WRC?
O heptacampeão do Mundo está a um pequeno passo de revalidar o título. |
As probabilidades são poucas, quase nulas. Primeiro, porque o finlandês não depende de si próprio. Com a tal desvantagem de 8 pontos, Hirvonen precisa de vencer este rally e esperar que o seu arqui-rival não termine no 3.º lugar, ou, se acabar, que não pontue na Power Stage - em igualdade pontual o francês revalidará o título, visto que soma mais triunfos nesta época (5, contra 2 do piloto da Ford).
Infografia com a carreira dos dois candidatos ao título (clique para aumentar). |
Depois, porque entram outros nomes nas contas para a vitória no País de Gales. Sébastien Ogier, que este ano já venceu 5 provas, e Jari-Matti Latvala - além de Petter Solberg e dos pilotos da Mini - têm uma palavra a dizer e qualquer um deles poderá ter as portas abertas para o triunfo, caso isso ajude os respectivos companheiros de equipa.
Aliás, se Mikko Hirvonen chega a esta última prova com legítimas aspirações ao título, deve-o somente ao seu companheiro e compatriota. O 'número 2' da Ford foi obrigado a sacrificar a sua posição nas três provas que antecederam o rally britânico, de forma a Hirvonen obter o máximo de pontos possíveis e assim continuar na luta pelo campeonato.
Hirvonen vai tentar repetir o triunfo de 2007 na prova britânica. |
Pelo contrário, na escuderia rival o entendimento entre os dois pilotos nem sempre foi o melhor, o que custou vários pontos a Loeb. Ainda assim, o francês primou pela regularidade, já habitual na sua carreira, e está a um pequeno passo de conquistar o 8.º Campeonato Mundial consecutivo, algo inédito na modalidade. Tudo para decidir, então, no país de Sua Majestade, com acompanhamento diário na LIGA TAHITI.
Fonte(s): wrc.com; record.pt
(actualizado a 10/11, às 14:11)
Fonte(s): wrc.com; record.pt
(actualizado a 10/11, às 14:11)
Sem comentários:
Enviar um comentário