segunda-feira, dezembro 19, 2011

Liga Orangina (Jornada 12): Foi mais um passo atrás


União 1 x 3 Naval (Rúben Andrade 42' p; João Pedro 18', Roberto 55' e 83')
Foi mais um passo atrás na corrida do União pela sobrevivência na Liga Orangina. Uma derrota que contém um travo de alguma injustiça mas, sobretudo, castiga os erros e as ingenuidades de uma equipa que tarda em perceber a competitividade do campeonato em que se inseriu nesta temporada, em que os detalhes fazem a diferença entre equipas muito iguais. Anote-se que a Naval vinha de uma derrota copiosa em casa (0-3 com o Estoril) e o União de uma moralizante vitória nos Açores. Afinal...

De resto, a primeira parte não foi muito interessante em termos de qualidade de jogo, muito disputado na zona do meio campo, mas longe das duas balizas. O primeiro sinal foi dado pela formação da Figueira da Foz, num remate de meia distância de Hugo Santos, a que correspondeu Christopher com uma vistosa defesa. E, depois deste primeiro aviso, a Naval chegaria mesmo ao golo, num remate de primeira de João Pedro, a corresponder a um bom cruzamento de Hugo Santos (ex-União), batendo inapelavelmente o guarda-redes da equipa da casa. 

Rúben Andrade desperdiçou um penálti, que daria o 2-2.
Se o jogo estava numa toada de equilíbrio, o União, contudo, passou a ter mais bola e mais iniciativa, a justificar um empate que chegaria à beira do intervalo, numa grande penalidade superiormente apontada por Rúben Andrade. Mas, já antes, Silva (37') e, sobretudo, Gleibson (40') tiveram possibilidade de empatar a partida.

O golo unionista, surgido em boa altura, abria boas perspectivas para a segunda parte, mas foi a Naval que se colocaria de novo em vantagem, aliás,  naquele que foi o momento do jogo, quando Roberto entra pelo lado esquerdo da defesa da casa e executa uma enorme chapelada a Christopher que, pregado ao solo, limitou-se a seguir a trajectória da bola com os olhos. O União acusou o golo e viu a Naval ganhar supremacia e criar mais um susto, valendo, agora, a boa intervenção do guardião unionista. 

Mas, mais uma grande penalidade a favor do União poderia colocar novamente a equipa madeirense na corrida pela vitória. Mais uma bola na mão de um defesa navalista, só que, desta feita, Rúben Andrade não conseguiu desfeitear o guardião Taborda, que defendeu o remate do capitão azul e amarelo. O União acusou em demasia este desperdício, caiu a pique no jogo, e o terceiro golo da Naval acabou com todas as dúvidas. Com a derrota, o União da Bola desceu para o último lugar da tabela classificativa, ainda que tudo esteja em aberto.

Outros Resultados:
Estoril 1 x 0 Moreirense (Vitória 40')
CD Aves 3 x 1 Atlético (Dally 50', Pires 65', Pedro Pereira 76'; T. Taylor 18')
Freamunde 2 x 2 Portimonense (Horácio 5', Bock 90'+3'; Organista 7', Simmy 13')
Oliveirense 2 x 4 Leixões (Adriano 32' e 77'; Jumisse 2', Pedro Santos 29', Mourão 47', Moisés 90')
Trofense 1 x 1 Arouca (Santos 90'+4'; Joeano 30')
Belenenses 2 x 1 Sta. Clara (A. Simões a.g. 60', Miguel Rosa 87'; Dincic 89')
Penafiel 0 x 1 Sp. Covilhã (Idris 11')

Classificação (após 12.ª jornada):

Sem comentários: