sexta-feira, dezembro 16, 2011

Liga Zon Sagres (Jornada 13): Sapatinho recheado na Luz


Benfica 5 x 1 Rio Ave (Cardozo 34' p, Nolito 36' e 71', Saviola 45', Garay 47'; Atsu 24')
A equipa encarnada acaba o ano de 2011 da melhor forma, ao golear o Rio Ave por explícitos 5-1. O conjunto de Vila do Conde deixou uma boa imagem, mas o atrevimento ofensivo saiu-lhe caro. O espanhol Nolito foi a grande figura da partida ao marcar dois golos, o primeiro após uma boa jogada individual. Com o triunfo, a formação orientada por Jorge Jesus isola-se, provisoriamente, na liderança do campeonato.

Mesmo com algumas alterações no onze, foi o Benfica a dominar o jogo desde o primeiro minuto. No entanto, os jogadores encarnados denotaram alguma falta de agressividade, facto aproveitado pelo Rio Ave. A equipa de Carlos Brito deixou o autocarro em Vila do Conde e, sempre que possível, saía para o ataque com muito critério, especialmente através da 'troika' de ataque composta por Yazalde, João Tomás e Cristian Atsu. Fruto da excelente postura em campo, o Rio Ave chegou à vantagem, aos 24 minutos, num bom remate de Atsu, aproveitando da melhor forma a passividade da defesa encarnada.

Goleada das águias na abertura da jornada 13.
O golo vila-condense teve o condão de acordar a equipa da casa, que, 10 minutos depois, conseguiu empatar, com Cardozo a converter uma grande penalidade. Logo depois Nolito apareceu no jogo e, após ultrapassar vários adversários, operou a cambalhota no marcador. Em cima do intervalo, o melhor momento da partida: Nolito passou para Pablo Aimar, que de calcanhar assistiu Saviola para o 3-1. O número 10 das águias não fez um jogo sublime, mas é um verdadeiro artista da bola, contabilizando vários lances de pura classe.

Logo no início da segunda parte, novo golo para o Benfica e novamente apontado por um argentino. Aimar bateu o livre e Garay cabeceou para o fundo das redes, sem hipóteses para o guarda-redes Huanderson. Aos 71 minutos, Nolito fixou o resultado final - o mais expressivo da temporada -, de novo na sequência de uma bola parada. Na etapa complementar o Rio Ave pouco fez para chegar ao golo, registando apenas um lance perigoso, num remate do recém-entrado Kelvin. Vitória sem contestação do Benfica, que assim termina o ano no topo da tabela classificativa.

(actualizado às 23:04)

Sem comentários: