terça-feira, dezembro 13, 2011

Mundial de Clubes: Antevisão (Parte II)


Al-Sadd Club
Retrospectiva
Fundado em 1969, o clube do Qatar é o único conjunto do pequeno país do Golfo Pérsico que pode orgulhar-se de ter vencido a Liga dos Campeões da Ásia, feito alcançado pela primeira vez em 1989, quando o torneio ainda era designado como Campeonato Asiático de Clubes. O gigante de Doha também está habituado a erguer troféus caseiros, tendo conquistado 30 ligas nacionais.

Presente
Vinte e dois anos após o primeiro título continental, o Al-Sadd regressou ao topo do futebol asiático. Com uma equipa muito bem montada pelo uruguaio Jorge Fossati, num misto de juventude e experiência, o clube conquistou a Liga dos Campeões da Ásia 2011. Para um conjunto que não vence o campeonato do Qatar há quatro anos, o principal título asiático surgiu na melhor altura, dando uma forte motivação para quebrar o jejum nacional e assim provar o valor da nova vaga de jogadores, muitos deles provenientes dos escalões de formação do clube.

O Al-Sadd regressou ao topo do futebol asiático com a conquista da Liga dos Campeões da Ásia.
Nomes
O Al-Sadd, clube pouco conhecido na Europa, é um dos mais populares no oriente. Ainda assim, são poucos os nomes de jogadores mundialmente reconhecidos que já passaram pelo emblema do Qatar. Romário e Frank Lebouef, ambos no final da carreira, são sem dúvida as principais referências, numa lista que conta ainda com Khalfan Ibrahim, eleito o melhor jogador da Ásia em 2006. No actual plantel, o senegalês Mamadou Niang, que já passou, entre outros, pelo Marselha, é o principal nome.

O Número
14 - Os jogos que o Al-Sadd disputou para conquistar a Liga dos Campeões da Ásia, com oito vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Durante a competição, a equipa marcou um total de 24 golos e sofreu 12.

Barcelona
Retrospectiva
Após tantos anos de espera, o Barcelona finalmente venceu o Mundial de Clubes da FIFA, num ano de 2009 absolutamente espectacular da equipa orientada por Josep Guardiola. Com a vitória no prolongamento frente aos Estudiantes, em Abu Dhabi, o Barça tornou-se no único clube espanhol a conquistar os seis títulos possíveis numa temporada: Campeonato Espanhol, Taça do Rei, Liga dos Campeões da UEFA, Supertaça da Espanha, Supertaça Europeia e Mundial de Clubes.

Presente
O conjunto catalão continua a decorar a sala de troféus e já acumula dez títulos na era Guardiola. Nesta época, chega ao Japão após conquistar o tricampeonato e a quarta Champions da sua história, a segunda sob o comando do técnico formado na cantera do clube. Com todos os apreciadores deste desporto completamente cativados e fascinados pelo futebol dos culé, o Barça tem agora uma grande oportunidade para confirmar a hegemonia mundial.

O Barça conquistou o quarto título europeu, segundo na era Guardiola.
Nomes
São muitos para enumerar. O conjunto blaugrana, um colosso europeu, sempre contou com grandes figuras do futebol mundial. Kubala, Johan Cruijff, Maradona, Romário, Stoichkov, o próprio Guardiola, entre muitos outros. Hoje em dia, a qualidade continua presente e encabeçada pelo astro Lionel Messi, mas o Barcelona conta ainda com muitos dos melhores jogadores do mundo.

O Número
30 - Assim como em 2009, o Barça foi a equipa que mais vezes facturou na Liga dos Campeões, somando 30 golos, 12 deles com a assinatura de Messi, o melhor marcador da prova.

MEIAS FINAIS (15 de Dezembro, 10H30*)
Al-Sadd x Barcelona
*Hora portuguesa

Fonte: fifa.com

Sem comentários: