sexta-feira, dezembro 02, 2011

Taça de Portugal (Oitavos de Final): Era uma vez um Benfica invicto


Marítimo 2 x 1 Benfica (Roberto Sousa 60', Sami 70'; Saviola 27' p)
Antes do apito final da partida o Benfica podia orgulhar-se de ser uma das poucas equipas na Europa, e única que joga nas competições sob a tutela da UEFA, que ainda não tinha perdido qualquer encontro esta temporada. Para continuar invencível teria que bater um Marítimo que já não perdia desde 21 de Agosto, ou seja, há 13 jogos.

Os encarnados operaram seis alterações relativamente ao último encontro. Já nos insulares as novidades foram Luís Olim, que rendeu o castigado Rúben Ferreira, e na baliza onde manteve o habitual titular da Taça, Ricardo Ferreira em vez de Peçanha. A primeira parte foi relativamente fraca, com as águias a terem mais posse de bola, ao invés do Marítimo que mostrou algumas dificuldades em chegar com perigo à baliza de Eduardo.

Roberto Sousa foi o herói verde-rubro.
O lance decisivo do primeiro tempo surgiu aos 25 minutos com um erro clamoroso do árbitro Paulo Baptista. Nolito surge na grande área verde-rubra e ao passar por Briguel e João Guilherme deixa-se cair no chão iludindo assim o juiz da partida que não hesitou em marcar uma grande penalidade inexistente. Chamado a marcar, Saviola bateu o guardião maritimista que ainda tocou na bola. Até ao intervalo não se passou mais nada de relevante, apenas um lance de bola parada de Danilo Dias que causou alguns calafrios ao guarda-redes internacional português.

O regresso das cabines trouxe sem dúvida mais emoção. Rodrigo, aos 47', poderia ter dilatado a vantagem para os forasteiros, mas atirou ao lado. A partir daqui só deu Marítimo. Pedro Martins mostrou ter unhas para tocar esta guitarra, e sem fazer qualquer substituição ao intervalo, mudou o sistema táctico, e o certo é que resultou da melhor maneira. Após vários avisos, o golo acabaria por chegar aos 60'. Roberto Sousa, do "meio da rua", encheu o pé e apontou um golo de bandeira que fez levantar os Barreiros. Certamente um dos melhores golos da temporada 2011/2012 em Portugal.

Benfica diz adeus à Taça de Portugal após ser vergado pelo Marítimo.
Seguiu-se um período arrebatador por parte dos insulares que culminou com a reviravolta aos 70 minutos. Roberto Sousa desta vez assistiu Sami para um "chapéu" de belo efeito sobre Eduardo, após uma desatenção da defensiva encarnada. Pouco antes do segundo golo dos madeirenses, Jorge Jesus havia lançado Pablo Aimar que veio dar nova dinâmica ao ataque dos visitantes. O "mago" argentino foi mesmo o jogador que mais tentou evitar que o Benfica saísse derrotado do Caldeirão, mas não foi suficiente. Resultado justo para o Marítimo que, com alguma sorte à mistura, bateu um Benfica sem ideias, quase alheado da partida. Segue-se agora Sporting ou Belenenses no caminho dos verde-rubros.

Outros Resultados:
Moreirense 2 x 1 Torreense (Luís Pinto 2', Wagner 44' p; Anta 70')

Sem comentários: