domingo, fevereiro 12, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 18): 'El Bandido' desbloqueou


FC Porto 4 x 0 UD Leiria (Janko 66', James Rodríguez 74', Alvaro 86', Maicon 88'; Shaffer 48')
Pressionado pela vitória do Benfica sobre o Nacional da Madeira, o FC Porto, que estava obrigado a vencer para manter os cinco pontos de atraso em relação aos encarnados, cumpriu a missão e derrotou a União de Leiria por 4-0.

Foram precisos 66 minutos, altura em que Janko se estreou a marcar no campeonato, para os azuis e brancos abrirem caminho à vitória sobre a União de Leiria de Manuel Cajuda, que, abdicando de atacar, tentou ser o mais certa possível a defender.

A verdade é que, se por um lado nunca incomodou Helton, que mal se viu em campo porque a bola nem sequer se aproximava dele, por outro incomodou, e de que maneira, os avançados do FC Porto, que criaram poucas situações para marcar. O jogo foi dominado pela equipa de Vítor Pereira, mas tal não espanta, tendo em conta o facto de a partida ser no Dragão e da estratégia das duas formações ser bem clara: o FC Porto marcar e os leirienses retardar ao máximo esse momento.
Os dragões golearam num jogo marcado pelo regresso de Hulk.
Ao intervalo, o resultado de 0-0 era fácil de explicar. Os campeões nacionais foram superiores, mas demasiado lentos em campo, apesar de Hulk ter regressado como titular nesta partida, após quase um mês de ausência. Aliado à lentidão nos processos ofensivos, que de certa forma ajudaram a União de Leiria na sua missão defensiva, Oblak, guarda-redes dos forasteiros, estava pronto para impedir os jogadores do FC Porto de marcar.

A segunda parte começou como acabou a primeira, à excepção do lance que resultou no vermelho directo a Shaffer, devido a uma entrada dura sobre João Moutinho. Apesar disso, os dragões continuavam demasiado lentos e mesmo com mais um jogador não criaram grandes dificuldades à defesa da União de Leiria. A equipa de Manuel Cajuda conseguiu compensar, portou-se bem com menos um jogador na defesa, mas tudo mudou ao minuto 60, quando Vítor Pereira tirou Silvestre Varela e colocou James Rodríguez em campo.
James entrou e mudou o rumo dos acontecimentos no Dragão.
Desde a entrada do jovem colombiano, os adeptos azuis e brancos precisaram de esperar apenas seis minutos para ver o tão ansiado golo. Dando mais velocidade e criatividade ao jogo da equipa, James assistiu Janko para o seu segundo golo com a camisola do FC Porto, o primeiro do austríaco no campeonato. Mas se no primeiro golo James teve de dividir o protagonismo com Janko e João Moutinho, que foi quem praticamente desenhou a jogada do lance que permitiu inaugurar o marcador, o segundo, que acabou de vez com o jogo, teve a sua assinatura, na recarga a um primeiro remate de Lucho, defendido por Oblak.

Em dez minutos, James ajudou o FC Porto a voltar aos triunfos no campeonato e permitiu a Vítor Pereira fazer uma gestão do plantel, tendo em vista a recepção ao Manchester City para a Liga Europa. O treinador do FC Porto tirou Hulk e fez entrar Djalma, que no regresso da Taça das Nações Africanas assistiu Álvaro Pereira para o 3-0, embora o resultado final fosse estabelecido apenas por Maicon, que voltou a jogar a defesa-central.

Beira-Mar 0 x 1 V. Guimarães (Toscano 17')
O Vitória de Guimarães foi a Aveiro derrotar o Beira-Mar por 0-1 e reforçou o sexto lugar no campeonato, depois da derrota do Olhanense frente ao Rio Ave. Naquele que foi o segundo triunfo consecutivo da equipa de Rui Vitória na Liga Zon Sagres, Marcelo Toscano foi o único jogador a festejar, tendo batido o guarda-redes Rui Rego aos 17 minutos.
Toscano marcou o único golo da partida.
Apesar de ainda haver muito tempo para jogar após o golo do avançado brasileiro, nem o Vitória de Guimarães conseguiu aumentar a vantagem, nem o Beira-Mar conseguiu restabelecer o empate, pelo que o 1-0 permaneceu até ao final dos 90 minutos. Se com este resultado os minhotos reforçam o sexto lugar, o mesmo não acontece com o Beira-Mar, que somou a quinta derrota seguida na Liga e está cada vez mais próximo dos lugares de despromoção.

Fonte: zerozero.pt
(actualizado às 22:26)

Sem comentários: