P. Ferreira 1 x 1 FC Porto (Melgarejo 79'; Ricardo 47' ag)
E à 24ª jornada o campeonato pode ter novo líder. O Benfica empatou em Olhão, o FC Porto não fez melhor frente ao Paços de Ferreira e o SC Braga apenas depende de si para saltar para o primeiro lugar. "Basta" vencer a Académica depois da igualdade azul-e-branca na Mata Real.
Mas, na verdade, os dragões apenas se podem queixar de si próprios pelo facto de não terem conquistado os três pontos na Capital do Móvel. O desperdício começou com Lucho, que viu Cássio negar-lhe um chapéu, seguiu com Janko, que rematou a bola ao poste com a baliza aberta na primeira parte, e teve continuidade com Hulk, que teve cinco duelos com Cássio, guarda-redes que foi absolutamente gigante perante o "Incrível", que só ganhou uma dessas lutas individuais e com a ajuda de um defesa pacense.
Beira-Mar 0 x 3 Nacional (Claudemir 15' p e 62' p, Keita 75')
Rio Ave 0 x 1 V. Guimarães (Edgar 77')
V. Setúbal 1 x 0 UD Leiria (Miguelito 3')
Porto volta a tropeçar e pode perder a liderança para o Braga. |
Aos 47 minutos, Hulk ganhou no duelo com Melgarejo e cruzou para a área, onde um desvio infeliz de Ricardo colocou a bola dentro da baliza de Cássio. Só dessa forma o guarda-redes foi batido, ele que já tinha brilhado perante o número 12 do FC Porto e que voltaria a repetir a dose até ao final do encontro.
Mas a formação orientada por Henrique Calisto não desistiu do jogo e, aos 79', fez o golo do empate, por intermédio de Melgarejo. Josué marca o canto e o avançado paraguaio, emprestado pelo Benfica, sem qualquer marcação, cabeceia para a baliza de Helton.
Mas a formação orientada por Henrique Calisto não desistiu do jogo e, aos 79', fez o golo do empate, por intermédio de Melgarejo. Josué marca o canto e o avançado paraguaio, emprestado pelo Benfica, sem qualquer marcação, cabeceia para a baliza de Helton.
Com este empate, os portistas recuperaram o comando isolado, com 57 pontos, mais um que o Benfica, mas o grande beneficiado desta jornada pode ser o SC Braga (55 pontos), que pode isolar-se no comando caso consiga vencer nesta segunda-feira, em casa, a Académica de Coimbra.
Beira-Mar 0 x 3 Nacional (Claudemir 15' p e 62' p, Keita 75')
O Nacional foi a Aveiro vencer o Beira-Mar por 3-0, ditando o afundamento da equipa da casa na tabela classificativa. Os aveirenses desperdiçam assim a possibilidade de se afastarem da zona de despromoção, continuando apenas com dois pontos acima da linha de descida. Já o Nacional, após três jogos sem vencer, volta aos triunfos, igualando o Olhanense na sétima posição.
Claudemir converteu com sucesso duas grandes penalidades. |
A história do jogo conta-se em poucas linhas. Os insulares adiantaram-se no marcador através de grande penalidade, apontada por Claudemir, aos 14 minutos, por suposta carga fora da lei sobre Diego Barcellos.
Aflita na tabela, a equipa aveirense ficou ainda mais intranquila e nunca demonstrou discernimento no último terço do campo. Nova grande penalidade, igualmente convertida por Claudemir, viria a aumentar a vantagem do Nacional, à passagem dos 62 minutos, enquanto Keita (75') desfez quaisquer dúvidas quanto ao vencedor da partida.
Rio Ave 0 x 1 V. Guimarães (Edgar 77')
O Vitória de Guimarães foi a Vila do Conde derrotar o Rio Ave por 1-0 e assim regressou aos triunfos na Liga Zon Sagres. Após dois jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória, a equipa minhota voltou a somar os três pontos e a vítima foi o Rio Ave, que somou a segunda derrota consecutiva na prova.
Um golo foi suficiente para a turma orientada por Rui Vitória levar de vencida a equipa treinada por Carlos Brito. Edgar, aos 78 minutos, aproveitou um erro enorme de Jean Sony para apontar o tento solitário da partida e igualou James Rodríguez, do FC Porto, no terceiro lugar da lista de melhores marcadores do campeonato, com 11 golos.
O Vitória regressou aos triunfos no Estádio dos Arcos. |
Com este resultado, o Vitória de Guimarães continua no sexto lugar com 36 pontos, menos seis do que o Marítimo, que apenas recebe o Gil Vicente esta segunda-feira. Por seu lado, o Rio Ave mantém a décima posição com 24 pontos.
V. Setúbal 1 x 0 UD Leiria (Miguelito 3')
O Vitória de Setúbal recebeu e venceu o UD Leiria, por 1-0. Este resultado é um importante passo dos sadinos para garantirem a permanência no escalão principal do futebol português. O único golo do jogo aconteceu aos três minutos, Targino cruzou e Bruno Gallo desviou a bola para Miguelito, que empurrou o esférico com sucesso.
Os sadinos deram um importante passo para assegurar a permanência. |
A reacção leiriense apenas surgiu na segunda parte, mas o guarda-redes Diego nunca permitiu veleidades ao adversário. Pese embora o maior domínio do jogo por parte da formação de Leiria, foi o Vitória que criou as ocasiões de maior perigo, no entanto o guardião Oblak também esteve à altura e não permitiu o avolumar do resultado.
Fontes: zerozero.pt; abola.pt
(actualizado às 22:31)
Fontes: zerozero.pt; abola.pt
(actualizado às 22:31)
Sem comentários:
Enviar um comentário