terça-feira, abril 17, 2012

Bundesliga: Campeão Dortmund a um ponto da revalidação


Três jogos até ao fim e o Borussia Dortmund a um ponto da celebração. Depois de um início de campeonato algo turbulento, a equipa treinada por Jürgen Klopp distanciou-se do Bayern e tem agora 8 pontos de vantagem, margem mais do que suficiente para revalidar o título de campeão nacional alemão. A distância entre ambas as formações aumentou nas últimas jornadas, depois do Dortmund somar três vitórias consecutivas, enquanto o conjunto de Munique perdeu pontos em dois dos últimos três jogos.
O Dortmund pode revalidar o título no Westfalenstadion já na próxima jornada.
Os die borussen deram um importante passo rumo ao título após baterem o rival na ronda 30, no Westfalenstadion, por 1-0, num jogo marcado pela paupérrima exibição do craque Arjen Robben. O holandês não converteu uma grande penalidade a 5 minutos do fim e nos instantes finais falhou um golo de baliza aberta, hipotecando assim o sonho do Bayern em conquistar a Bundesliga. Na última jornada, a equipa orientada por Jupp Heynckes, já a pensar na meia-final da Champions, voltou a escorregar, enquanto o Dortmund triunfou no dérbi do Vale de Ruhr, ao bater o Schalke por 1-2.
A equipa de Munique, agora focada na Champions, terá que contentar-se com o 2.º posto.
Com o título prestes a ser entregue, restam as batalhas pelos lugares europeus e pela permanência. Schalke e Borussia Mönchengladbach, respectivamente 3.º e 4.º classificados, estão separados apenas por 1 ponto, mas têm o acesso à próxima edição da Liga dos Campeões praticamente garantido. O mesmo não se pode dizer para as equipas que lhes seguem na classificação, visto que seis conjuntos estão ainda envolvidos na luta pelas posições que garantem presença na Liga Europa, todos com legítimas aspirações a consegui-lo. Já no fim da tabela, o Kaiserslautern tem a descida de divisão confirmada, enquanto o Hertha e o Colónia - dos portugueses Sereno e Petit - continuam a tentar fugir à despromoção.

Classificação (após jornada 31):
Melhores Marcadores:
1.º Mario Gomez (Bayern Munique) - 25 golos
2.º Klaas-Jan Huntelaar (Schalke) - 24 
3.º Robert Lewandowski (Borussia Dortmund) - 20
4.º Lukas Podolski (Colónia) - 17
5.º Martin Harnik (Estugarda) - 17

Fonte: bundesliga.de

Sem comentários: