quinta-feira, abril 19, 2012

Liga Europa (Meias-Finais): Bomba de Capel fez Alvalade explodir


Sporting 2 x 1 Athletic Bilbao (Insúa 76', Capel 80'; Aurtenetxe 54')
O Sporting entrou melhor, sofreu quando não merecia, tremeu mas reergueu-se e acabou por bater o Athletic Bilbao por 2-1, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa, em Alvalade. Resultado injusto para a equipa leonina, visto que foi superior em largos períodos do encontro, sobretudo na recta final onde operou a cambalhota no marcador.

Nem a ausência inesperada de Matías Fernández tirou confiança ao Sporting, que encarou sem medo o leão basco, apontado por muitos como o "mini Barcelona" da actualidade. Com entrega e sacrifício para dar e vender, o leão português foi também melhor equipa, mais perigosa e sempre com o olhar na baliza de Iraizoz.
Os leões de Lisboa foram superiores em largos momentos do encontro.
Os minutos cruciais deste jogo situam-se entre o 53 e o 54. No primeiro, grande penalidade que não espantaria o mundo se fosse marcada a favor do Sporting, por mão de Amorebieta dentro da área do Athletic. O árbitro sueco assim não o entendeu e o jogo passou para o outro lado, onde Insúa fazia falta e dava um livre aos bascos.

Susaeta encarregou-se de o marcar, Insúa desviou a bola e Aurtenetxe bateu Rui Patrício, num golo mentiroso que não contava a história do jogo. O Sporting sentia o golpe e tudo tremeu nos minutos seguintes. Patrício, a defesa e o poste da baliza leonina, aos 59 minutos, quando Amorebieta ficou muito, muito perto do 2-0.

De repente, tudo virou pesadelo em Alvalade. Um Sporting superior, melhor em todos os aspectos, desapareceu e o Athletic ganhava confiança. Para piorar tudo, Izmailov viu amarelo, aos 60 minutos, e falha, por isso, o encontro da segunda mão, em Bilbao. Mesmo assim, abalado e ferido, o Sporting andou perto do golo. Wolfswinkel, aos 69', teve tudo para empatar mas o cabeceamento saiu ao lado.
Capel e Insúa operaram uma fantástica cambalhota no marcador.
Até que aos 76 minutos, lá se escreveu direito por linhas tortas. Insúa, de cabeça, numa antecipação inesperada, fez o empate para o Sporting, numa altura em que era o Athletic Bilbao a controlar as incidências do encontro. Cá se fazem, cá se pagam... E ainda não era tudo!

Alvalade voltava a acreditar, a empurrar a equipa de Sá Pinto. Passariam quatro minutos do golo de Insúa até à loucura verde-e-branca. Diego Capel, espanhol, achou por bem estrear-se a marcar na Liga Europa. Fê-lo na mais perfeita das alturas, no mais belo dos momentos.

Até ao fim, Carrillo foi o cabo dos trabalhos para a defesa basca, esteve bem perto do 3-1 aos 84 minutos e pouco depois serviu Pereirinha que não chegou a rematar. Ficou a vitória por 2-1, conseguida à "cambalhota" e com um golo de Capel, que dá todas as esperanças para a visita a San Mamés, a Catedral do Athletic Bilbao.

Atlético Madrid 4 x 2 Valencia (Falcao 18', 78', Miranda 49', Adrián López 54'; Jonas 45'+3, Ricardo Costa 90'+4)
O Valencia perdeu por 4-2 em casa do Atlético de Madrid, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa. Falcao bisou e Ricardo Costa fez o segundo do Valencia, no tempo de compensação. O avançado colchonero começou por dar vantagem à equipa de Madrid aos 18 minutos, mas Jonas empatou para o Valencia mesmo em cima do apito para o descanso.
Falcao bisou e igualou Huntelaar no topo da tabela dos melhores marcadores.
O Atlético entrou determinado no segundo tempo e chegaria a uma vantagem de 4-1, com golos de Miranda, Adrián López e um segundo de Falcao, este depois de um excelente trabalho e de um grande remate do ex-avançado do FC Porto. No entanto, o central português Ricardo Costa, já mesmo no cair do pano da partida, reduziu para 4-2 e tornou a tarefa do Valencia um pouco menos complicada para o embate no Mestalla, daqui a uma semana.

Melhores Marcadores:
1.º Klaas-Jan Huntelaar (Schalke 04) - 10 golos
2.º Radamel Falcao (Atlético Madrid) - 10
3.º Matías Suárez (Anderlecht) - 7
4.º Adrián López (Atlético Madrid) - 7
5.º Dmitri Sychev (Lokomotiv Moscovo) - 6

Fonte: zerozero.pt
(actualizado às 22:38)

Sem comentários: