domingo, abril 01, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 25): Leões quebram jejum forasteiro


UD Leiria 0 x 1 Sporting (Matías Fernández 90'+12)
O Sporting venceu este domingo o UD Leiria, na Marinha Grande, por 1-0 e regressou às vitórias fora de Alvalade, para a Liga, sete jogos depois. Matías Fernández marcou o único golo, aos 90'+12, num jogo marcado por uma falha parcial de energia no estádio.

Os leões não ganhavam fora desde 30 de Outubro, quando bateram o Feirense, por 2-0, em Aveiro. Com esta vitória, o Sporting continua no quinto lugar, a um ponto do Marítimo. Ao invés, os leirienses continuam no penúltimo lugar, agora a cinco pontos do Beira-Mar, 14.º classificado.

Ricardo Sá Pinto deu um claro sinal que, nesta altura, a Liga Europa é muito mais importante para os leões. Com a cabeça na Ucrânia - na quinta-feira, os leões jogam o acesso às meias-finais com o Metalist, em Kharkiv -, o treinador apostou na segunda linha, promovendo sete alterações na equipa, em relação àquela que jogou com os ucranianos. João Pereira, Polga, Capel e Izmailov ficaram na bancada, enquanto Schaars, Matias Fernández e Van Wolfswinkel foram suplentes utilizados.
Matías marcou o único golo da partida, soma 4 na Liga.
A primeira parte foi animada, com a primeira oportunidade a pertencer a Bruno Moraes, mas Rui Patrício negou o golo ao brasileiro. Do outro lado, Insúa - jogou a extremo esquerdo - desperdiçou duas ocasiões flagrantes.

A segunda parte decorreu num ritmo mais baixo, com o UD Leiria a tapar os espaços e a apostar no contra-ataque e nos lances de bola parada. O jogo acabou por ficar marcado por uma falha de energia, que obrigou a uma paragem de quase dez minutos. Pedro Proença deu 14 minutos de descontos e foi aqui que o Sporting chegou ao golo, num livre directo de Matias Fernández. No minuto seguinte, Djaniny enganou Xandão, mas falhou isolado na cara de Rui Patrício.

V. Guimarães 3 x 1 P. Ferreira (Nuno Assis 30', Bruno Teles 51', Soudani 64'; Michel 86')
No fecho da 25ª jornada, o Vitória de Guimarães bateu, no D. Afonso Henriques, o Paços de Ferreira por 3-1. A equipa minhota é 6.ª classificada, a oito pontos do 5º lugar que pertence ao Sporting e com sete de vantagem sobre o 7.º, o Nacional.

Na partida desta noite foi Nuno Assis o primeiro a marcar, quando estava decorrida meia hora de jogo. O médio português começou e acabou a jogada que passou por Urreta, na direita, que devolveu a Nuno Assis para este encostar para o 1-0. Mais golos na cidade berço só na segunda parte. Bruno Teles, aos 51 minutos, usou do seu forte pé esquerdo, já dentro da área, para ampliar a vantagem da equipa de Rui Vitória.
O Vitória triunfou perante o Paços, Nuno Assis abriu o marcador.
No entanto, o melhor golo da noite estava reservado para Soudani, que fez o primeiro na Liga. Foi aos 63 minutos, começou em Paulo Sérgio que passou para Nuno Assis e este deixou para Soudani que, com um remate colocado fez terceiro da partida. O melhor que os pacenses conseguiram foi reduzir por Michel, aos 86 minutos, num bom golpe de cabeça. Um golo para um dos melhores em campo, apesar da derrota dos castores.

Classificação (após 25.ª jornada):


Fonte: abola.pt
(actualizado às 23:53)

Sem comentários: